Topo

Por que orcas estão atacando barcos de equipes da Ocean Race?

Do UOL, em São Paulo*

24/06/2023 04h00

Dois barcos da Ocean Race, maior prova de vela do mundo, foram alvos de ataques de orcas durante esta semana no Estreito de Gibraltar.

Um caso atrás do outro

O fato não é novidade: desde julho de 2020, velejadores da região (situada entre Espanha, Portugal e Marrocos) relatam problemas similares.

O comportamento teria começado com apenas dois ou três animais, mas escalou e, agora, há pelo menos 16 espécimes e uma série de episódios registrados.

As orcas, basicamente, repetem o método de ataque. Elas mordem as pás dos lemes e "usam" as embarcações como bolas, quebrando partes importantes dos barcos em meio às investidas. Até o momento, não há informações de vítimas em meio aos sustos.

De acordo com a revista Scientific American, há explicações plausíveis para justificar a onda de relatos. Alfredo López, pesquisador do Atlantic Orca Working Group (GTOA), citou duas hipóteses ao veículo.

A primeira tem ligação com o próprio instinto animal. Ele disse que as subpopulações de orcas costumam, assim como os humanos, imitar o que está na "moda", dando sequência ao comportamento das primeiras orcas que atacaram os barcos.

A segunda tese envolve a autodefesa. López afirmou que os recentes ataques podem ser uma "resposta" dos animais a algum tipo de trauma.

Já para a bióloga Monika Wieland Shiel, o mais provável é de que as orcas estejam "brincando". "Se elas realmente estivessem atacando propositadamente, o dano seria muito maior", disse ela.

*com informações da DW