Cria de Saquarema, Chumbinho vibra com impacto econômico do surfe na região
O surfista João Chianca, o Chumbinho, é nascido e criado em Saquarema. Ele comemora o impacto econômico na região que recebe há seis anos a etapa do mundial de surfe.
O que aconteceu?
Atual terceiro colocado do ranking, Chumbinho passou a infância e a adolescência na Praia da Vila, que é vizinha de onde está rolando a etapa.
Saquaremense orgulhoso, ele presencia a transformação que o surfe tem feito na cidade desde que ela se consolidou como a etapa brasileira da World Surf League, em 2017.
Houve um impacto econômico de R$ 73 milhões no comércio da cidade no ano passado, segundo estudos da Ernst & Young. Para 2023, a estimativa da empresa é a de que este número aumente e chegue nos R$ 80 milhões.
Ia ser legal pegar 10% dessa economia [risos]. Mas é isso. Que bom para nossa cidade. Acho que Saquarema realmente tem que ter um lugar no mapa do mundo e tem que ter um carinho especial do público global mesmo"
Chumbinho, brincando e comemorando o desenvolvimento da cidade onde nasceu.
Título em casa vira meta
Chianca tenta não transparecer, mas ser campeão em casa é uma obsessão. O surfista fez uma preparação especial para a etapa em Saquarema e buscou se manter fora de qualquer pressão.
"Estou em casa, com a família, mas não surfei na área do campeonato antes da etapa. Três dias antes do campeonato eu estava no Rio com minha namorada, fazendo coisas fora dessa atmosfera aqui da competição. Estava tentando tirar essa pressão e essa demanda que o campeonato vai querer de mim essa semana", disse.
Chumbinho venceu sua bateria na última sexta-feira (23) e avançou diretamente para as oitavas de final.
Não deu onda
A WSL decretou ontem (24) "day off" por conta das condições do mar e a tendência é a de que hoje novamente não ocorra a etapa. As previsões apontam para uma melhora das ondas no meio da semana. A data-limite do evento é 1º de julho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.