Topo

Com Marreta de embaixador, torneio de capoeira será em cartão-postal do Rio

Erick Maia, o campeão mundial e detentor do cinturão da Volta do Mundo - Bambas - Divulgação
Erick Maia, o campeão mundial e detentor do cinturão da Volta do Mundo - Bambas Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/06/2023 23h27

Com Thiago Marreta, do MMA, como embaixador do campeonato, a competição de capoeira 'Volta do Mundo - Bambas' será realizada em 22 de julho, às 18h, no Pão de Açúcar, um dos principais patrimônios do Rio de Janeiro.

O que aconteceu

O evento contará com uma premiação inédita de R$ 50 mil em jogo, batizando o evento de VMB 50K.

O valor ultrapassa os pagamentos feitos a alguns atletas do UFC, principal organização de MMA.

Pela primeira vez na história das competições de capoeira, os jogos seguirão um formato de combate que proporciona maior clareza e compreensão para o espectador, com o anúncio oficial do ganhador sendo apresentado em um telão imediatamente após o jogo entre eles.

Programação

Haverá disputas de cinturão masculino e feminino, jogos casados, desafio internacional e jogos entre atletas PCD.

As disputas por cinturão terão cinco apresentações: no caso do VMB, uma performance solo e quatro estilos de jogo tradicionais: Iúna, São Bento Grande de Angola, Angola e São Bento Grande da Regional. Já nas demais categorias, os atletas se enfrentarão em três apresentações: solo, Angola e São Bento Grande da Regional.

Desde a criação da competição, em agosto de 2022, o VMB vem atraindo os holofotes não apenas da comunidade da capoeira, mas também das modalidades de lutas em geral.

O objetivo sempre foi levar a capoeira para a prateleira mais alta no cenário das lutas de alta performance. O MMA e o jiu-jítsu já viveram essa escalada, agora é a vez da capoeira. Estamos confiantes de que demos um enorme passo nessa direção" Saverio Scarpati, diretor-executivo da empresa.