Fórmula 1: Verstappen baixa tempo na última volta e lidera TL1 na Áustria
Em tarde de sol intenso na Áustria, o holandês Max Verstappen foi o mais rápido no primeiro e único treino livre do GP da Áustria de Fórmula 1. A etapa foi disputada hoje (30).
Verstappen anotou um tempo de 1min5s742 em sua última tentativa, nos segundos finais, utilizando pneus médios. Ele superou Carlos Sainz, que havia conseguido a volta mais rápida um pouco antes, com composto macio.
Carlos Sainz e Charles Leclerc, da Ferrari, fecharam os três primeiros colocados, nesta ordem.
Hamilton, que liderou boa parte da sessão, e Sergio Pérez, da Red Bull, completaram o top-5.
Como foi o TL1
Os primeiros 20 minutos foram intensos na pista. Com apenas um treino livre para testarem os carros, os pilotos foram à pista nas primeiras voltas do cronômetro, com exceção de Albon e Sargeant, da Williams, que demoraram um pouco mais. Com compostos de pneus duros, Verstappen, Pérez e Hamilton, além de Fernando Alonso, com médios, alternaram a liderança.
Passados 45 minutos de treino, a maior parte dos pilotos optou por poupar os pneus macios. Apenas Albon e Sargeant, ambos da Williams, Piastri, da McLaren, aderiram ao composto de faixa vermelha.
O cenário mudou nos minutos finais da sessão. A Ferrari, que foi discreta durante quase todo o TL1, apareceu com seus dois pilotos utilizando pneus macios. Leclerc assumiu a liderança, mas viu Verstappen, de médios, tomar a ponta. O primeiro lugar do holandês, no entanto, durou pouco, já que Carlos Sainz fez sua melhor volta e foi o primeiro piloto a abaixar o tempo para a casa de 1min5s.
Mesmo com pneus médios e sem utilizar os macios em nenhum momento da sessão, Max Verstappen conseguiu superar a Ferrari nos segundos finais. Após dar três voltas lentas na pista, o holandês pisou fundo na sua última tentativa e fechou a etapa como o líder.
Treino classificatório, sprint e corrida
O treino classificatório ocorre ainda hoje (30), a partir das 12h (de Brasília). Nele, ficará definido o grid de largada para a corrida do domingo (2).
Amanhã (1), os pilotos voltam à pista, mas para disputarem a classificação para a corrida sprint, às 7h (de Brasília). A mini-corrida será disputada a partir das 11h e não terá nenhuma relação com a formação do grid para a prova principal.
A corrida principal será disputada no próximo domingo (2), a partir das 9h (de Brasília).
Miniaturas de carros de F1 para quem é fã
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.