Topo

Brasil estreia na Copa América com vitória arrasadora sobre Cuba

Tainá Paixão em quadra pelo Brasil contra Cuba na Americup 2023 - Reprodução/CBB
Tainá Paixão em quadra pelo Brasil contra Cuba na Americup 2023 Imagem: Reprodução/CBB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/07/2023 16h54

Dominante do começo ao fim, a seleção feminina começou muito bem sua caminhada na Copa América de basquete, com vitória por 92 a 53 para cima de Cuba, em partida realizada em León, no México.

O principal objetivo da seleção na Copa América é ficar entre as duas melhores equipes, que garantem presença direta no Pré-Olímpico Mundial, torneio que dá vagas para as Olimpíadas de Paris-2024.

A próxima partida do Brasil na Copa América será diante da Venezuela, neste domingo (2), às 15h (de Brasília). Na sequência, a seleção ainda enfrenta, pelo Grupo A da competição, a Argentina e os Estados Unidos. Após a fase de grupos, a Copa América seguirá com as quartas de final.

Precisão

O Brasil deu aula nos arremessos de três pontos, não à toa venceu com diferença de 39 pontos. Foram 13 acertos em 25 tentativas de bolas de três. Cuba, por outro lado, só acertou uma bola de três pontos em 13 tentativas.

Elenco forte

Das 12 jogadoras brasileiras, apenas a armadora Débora Costa não pontuou, e quatro jogadoras tiveram dígitos duplos em pontuação, com destaque para a cestinha Sassá, que anotou 16 pontos. Destaque também para as reservas, que anotaram 55 pontos dos 92 marcados pela seleção.

Dá para melhorar

Diante de uma exibição tão avassaladora, os erros brasileiros não prejudicaram. Mas a seleção cometeu 17 erros contra 18 de Cuba, e tomou uma lavada nos rebotes ofensivos. Enquanto Cuba pegou 16 rebotes ofensivos, o Brasil conseguiu apenas sete.