Topo

Gil Rocha, ex-comentarista do sportv, morre aos 63 anos

Nos últimos meses, Gil trabalhou como diretor de jornalismo da CBN Curitiba - Reprodução/Twitter
Nos últimos meses, Gil trabalhou como diretor de jornalismo da CBN Curitiba Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

01/07/2023 16h28

Gil Rocha, ex-comentarista esportivo do Grupo Globo e diretor de jornalismo da CBN Curitiba, morreu na noite de ontem aos 63 anos.

O que aconteceu

Ele morreu após uma parada cardíaca que ocorreu por complicações de uma angioplastia — cirurgia para desobstrução de artérias —, de acordo com o SindijorPR (Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Paraná).

Gil nasceu em 1959 e iniciou no Grupo Globo no início dos anos 80. Apresentador, repórter e comentarista, o paranaense cobriu quatro Copas do Mundo em paralelo pela Rádio Paiquerê.

O jornalista foi um dos responsáveis pela criação do "Globo Esporte" no Paraná e chegou a assumir a gerência de esportes da afilia da emissora.

Na última década, ele comentava partidas tanto no sportv quanto no Premiere. Desde 2021, Gil comandava a direção de jornalismo da CBN Curitiba.

O paranaense deixa três filhos e a esposa, a jornalista Ana Zimmerman — que trabalha na Globo. O sepultamento ocorreu na tarde de hoje no Cemitério Jardim da Paz.

Athletico, Coritiba, Londrina, Paraná e Operário, principais times do estado, prestaram homenagens ao comunicador.

O profissional também foi lembrado na edição de hoje do "Globo Esporte". Nadja Mauad, que apresentou o programa, chegou a se emocionar ao falar do colega.

Hoje, queremos começar o nosso Globo Esporte lamentando demais a perda de um dos maiores da comunicação do nosso estado e uma referência para todos nós não só aqui, mas no Brasil. Gilberto Manoel Rocha, o Gil, pai do João, do Lucas e do Pedro, marido da nossa colega Ana Zimmerman. Amigo de tanta gente. É um programa difícil. O Gil foi a cara do Globo Esporte por 33 anos. Voz forte e jeito único de se comunicar. Tinha um olhar clínico para a história. Sua história e a do Globo Esporte se entrelaçam de uma maneira única. Ele foi professor de tanta gente que por aqui passou. Se eu estou aqui hoje, é porque ele me deu uma oportunidade. E não foi só para mim, foi para tantos profissionais que por aqui passaram, que tiveram no Gil um colega, um mentor. Hoje, o Globo Esporte será totalmente dedicado a você, Gil, de onde quer que você esteja" Nadja Mauad