Topo

Surfe: Yago Dora ganha nota 10 em aéreo e é campeão da etapa de Saquarema

Yago Dora comemora título conquistado na etapa de Saquarema da WSL - Divulgação/WSL
Yago Dora comemora título conquistado na etapa de Saquarema da WSL Imagem: Divulgação/WSL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2023 12h29Atualizada em 01/07/2023 13h59

O brasileiro Yago Dora bateu o australiano Ethan Ewing, hoje (1°), e conquistou o título da etapa de Saquarema da Liga Mundial de Surfe (WSL).

O que aconteceu

Yago Dora fechou a final com um somatório de 14.83 (10.00 e 4.83) contra 10.83 (6.00 e 4.83) de Ethan Ewing.

A nota 10 de Yago veio em um aéreo já na reta final da bateria [veja abaixo], quando ele já liderava o placar, mas tentava ampliar a sua vantagem sobre o australiano.

Com a onda se fechando, o brasileiro arriscou um aéreo e conseguiu cair ainda à frente da espuma, validando a sua manobra.

Ao longo da bateria, Ewing foi quem mais dropou ondas, mas não conseguiu muitas manobras.

O título em Saquarema é o primeiro de Yago Dora na elite do surfe mundial. A final, inclusive, foi a primeira dele na categoria.

Ao longo da etapa de Saquarema, o surfista brasileiro venceu sua bateria inicial contra Gabriel Medina e Ian Gentil, eliminou Liam O'Brien (Austrália) nas oitavas de final, despachou Jadson André (Brasil) nas quartas e deixou John John Florence (Havaí) para trás na semi.

O que ele disse após o título?

É incrível. Essa semana foi especial, melhor semana da minha vida. Todo dia foi especial aqui, mesmo quando o surfe não estava bom. Eu não sei, eu só tive um sentimento de que algo especial estava prestes a acontecer e aconteceu. Levou um longo tempo, mas a primeira vitória veio na hora certa e no lugar certo. Não tem lugar melhor para conquistar a primeira vitória. Estou muito empolgado"

Sem palavras, não consigo nem acreditar em tudo o que aconteceu. Essa semana foi muito especial, me diverti muito em todos os dias e hoje foi o melhor dia de todos para fechar essa semana. Saquarema, depois de Florianópolis, que é minha casa, é o lugar que eu mais me sinto em casa. Agradecer demais a essa galera, a praia está completamente lotada. Lá de dentro da água eu olhava para a areia e não conseguia acreditar que isso realmente ia acontecer. Agradecer a todos que me ajudam, minha família, meus amigos, patrocinadores e todo mundo que torce por mim de alguma forma"

Final feminina

Caitlin Simmers, dos Estados Unidos, venceu a chave feminina da etapa de Saquarema da WSL. A americana, com um somatório de 14.66 (8.33 e 6.33), superou a australiana Tyler Wright, que teve 9.80 (5.50 e 4.30).

Simmers dominou toda a bateria e chegou a ter uma vantagem de mais de 12 pontos sobre a adversária, que chegou a encurtar a distância.

Com a prioridade nos minutos finais, Simmers administrou o tempo e, usufruindo do seu direito, impediu que Tyler Wright conseguisse pegar uma última onda.

Brasileiros em Saquarema

Depois de um início animador, os brasileiros da chave masculina começaram a dar adeus à competição na repescagem. Gabriel Medina foi superado por Samuel Pupo, e Caio Ibelli caiu para Barron Mamiya, do Havaí.

Mamiya também foi o carrasco de Ítalo Ferreira nas oitavas de final. Na mesma fase, Samuel Pupo despachou João Chianca, e Jadson André bateu Filipe Toledo.

Samuel Pupo deu adeus à competição ao ser derrotado pelo australiano Ryan Callinan nas quartas de final. Jadson André, por sua vez, acabou eliminado por Yago Dora que, posteriormente, nas semifinais, bateu John John Florence para ir à final.

Na chave feminina, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima deixaram a competição na fase de repescagem, sendo superadas por Carissa Moore e Caitlin Simmers, respectivamente.

Veja o aéreo de Yago Dora