Topo

Jaqueta usada por Michael Jordan em 92 é vendida por mais de R$ 7 milhões

Michael Jordan utilizando jaqueta da Reebok durante entrega de medalhas nos Jogos Olímpicos de 1992. - Ray Stubblebine/REUTERS
Michael Jordan utilizando jaqueta da Reebok durante entrega de medalhas nos Jogos Olímpicos de 1992. Imagem: Ray Stubblebine/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/07/2023 16h06

Quando Michael Jordan subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, ele usou uma jaqueta dos Estados Unidos que depois renderia uma polêmica.

O que aconteceu

A vestimenta utilizada pelo ex-jogador na época foi recentemente vendida por 1,5 milhão de dólares, cerca de R$ 7,25 milhões.

Como se um item que pertenceu a ele não fosse raro o suficiente, a jaqueta ainda carrega consigo uma polêmica entre empresas.

Com contrato vitalício com a Nike desde 1984, Michael Jordan deu um jeito de subir no pódio e esconder a marca adversária.

Jordan posicionou a bandeira dos Estados Unidos de forma que ela tampasse o logo da empresa concorrente. Os jogadores eram obrigados a usar a peça para receber a medalha do Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

Acontece que o item, utilizado por toda a delegação, era produzido pela Reebok, e o ex-jogador não podia ser visto utilizando-a.

Depois de tampar o logo, Jordan ainda desceu do pódio e jogou a jaqueta no lixo.

Quase trinta anos depois, a jaqueta foi arrematada em um leilão. A peça estava com o ex-executivo de relações públicas da NBA, Brian McIntyre, há trinta anos.