Topo

Brasil domina México e encara Porto Rico na semifinal da Copa América

Tainá Paixão vibra muito em vitória do Brasil sobre o México na Copa América - Reprodução/FIBA
Tainá Paixão vibra muito em vitória do Brasil sobre o México na Copa América Imagem: Reprodução/FIBA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/07/2023 00h49

Com um início lento, mas um segundo tempo avassalador, o Brasil venceu o anfitrião México pelo placar de 83 a 61 e, de forma invicta, se garantiu na semifinal da Copa América de basquete feminino, que está sendo realizada em León.

Na briga pela vaga na final, a seleção feminina vai encarar Porto Rico, que passou pela Venezuela na prorrogação, placar de 89 a 86. Na outra semifinal, o Canadá encara os Estados Unidos. O Brasil entra em quadra às 20h30 (de Brasília) deste sábado (8).

O principal objetivo brasileiro na Copa América é ser campeão ou finalista diante dos Estados Unidos, só assim a seleção vai garantir presença direta no Pré-Olímpico Mundial para as Olimpíadas de Paris-2024. Caso saia derrotado da semifinal, o Brasil vai disputar o Pré-Olímpico das Américas, a ser realizado ainda em 2023, mas sem sede definida.

Os Estados Unidos, atuais campeões da Copa do Mundo, já estão garantidos em Paris-2024, mas jogam o Pré-Olímpico Mundial para se manterem ativos antes dos Jogos Olímpicos.

Dona do jogo

Graças ao grande desempenho de Tainá Paixão, o Brasil se garantiu em mais uma semifinal da Copa América. A armadora fez oito pontos, pegou 13 rebotes, deu quatro assistências e ainda conseguiu três roubos.

Arrasador

O terceiro período de jogo foi dominado pelo Brasil. Em 10 minutos, as brasileiras anotaram 23 pontos, enquanto as mexicanas marcaram apenas oito e não reagiram mais.

Ligadas!

Impressionante o foco do Brasil na defesa, que deixou o México várias vezes sem opção no ataque e ainda conseguiu roubar 11 bolas. Fora que as brasileiras marcaram 11 pontos de contra-ataque contra apenas dois das adversárias.