Topo

Fórmula 1

Carro capota e pega fogo em corrida da divisão de acesso da F1; veja

Acidente na F1 Academy em Monza - Reprodção
Acidente na F1 Academy em Monza Imagem: Reprodção

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2023 10h00

A piloto Chloe Grant, da F1 Academy, divisão de acesso da Fórmula 1, sofreu um acidente impressionante no circuito em Monza.

O que aconteceu

O carro de Chloe foi lançado ao ar depois que ela tentou ultrapassar a rival Bianca Bustamante na curva um da pista.

A roda foi arrastada ao longo do Halo da adversária antes de virar e deslizar para fora da pista de cabeça para baixo enquanto pegava fogo.

Sem o Halo, dispositivo de segurança utilizado nos carros da categoria, a probabilidade de o acidente ter sito fatal é grande.

Chloe agradeceu ao dispositivo e a F1 Academy enquanto dava detalhes dos seus ferimentos.

Olá a todos, estou apenas informando que estou bem após o incidente da minha corrida. Obrigado a todos que estão me enviando mensagens realmente amáveis. Eu realmente aprecio isso. Sou muito grato pelo sistema Halo. Por causa dele consegui sair sem que eles fossem um problema com o incêndio, porque o fogo também estava dentro do carro e pude vê-lo. Portanto, sem o Halo lá, eu teria ficado presa e sou muito sortuda e muito grata pelo sistema ter sido implementado e pela F1 Academy tê-lo.

O dispositivo Halo de segurança

O Halo nada mais é do que um anel de titânio colocado ao redor do cockpit do carro. Ele foi projetado para proteger os pilotos de detritos e colisões.

O sistema foi trazido para a F1 em 2018 após uma enorme pressão depois do acidente com o piloto francês Jules Bianchi no Grande Prêmio do Japão de 2014.

O episódio colocou Bianchi em coma antes de morrer nove meses depois.

O sistema salvou a vida de vários pilotos desde a sua introdução, incluindo a de Zhou Guanyu em Silverstone no ano passado.

Fórmula 1