Topo

Liga de Basquete Feminino retorna com oito times brigando nos playoffs

Sossô em ação pelo Sesi Araraquara contra o Ituano na LBF - Sérgio Paulino/SESI Araraquara
Sossô em ação pelo Sesi Araraquara contra o Ituano na LBF Imagem: Sérgio Paulino/SESI Araraquara

João Fraga

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/07/2023 04h00

Após um mês de parada para a Copa América, a Liga de Basquete Feminino (LBF) retorna com os playoffs. As quartas de final começam no dia 14 de julho, com o Sampaio defendendo seu título conquistado na última temporada.

O UOL transmite todos os jogos da LBF ao vivo e com imagens em seu canal no YouTube.

As quartas de final serão disputadas em melhor de três partidas, sendo que os quatro times mais bem classificados têm a vantagem de decidir em casa.

Unisociesc/Blumenau (5º colocado) e AD Santo André (o 4º) abrem os playoffs no dia 14, às 19h30 (horário de Brasília), no ginásio Galegão, em Blumenau (SC).

Favoritos

Atual campeão, o Sampaio chega aos playoffs da LBF com a segunda melhor campanha. O Sesi Araraquara foi o melhor time na fase de classificação, inclusive venceu o Sampaio duas vezes e só perdeu uma partida das 14 que fez. Aliás, Araraquara fez a mesmíssima campanha na última temporada, mas caiu nas semifinais.

E caiu para o Unimed Campinas, que ficou com o vice em 2022 e chega aos playoffs da LBF 2023 com a terceira campanha. A quarta campanha é a do Santo André, time que não ganha um título desde 2011.

Zebras

O Ituano, campeão da LBF em 2021, fez a pior campanha da fase de classificação, venceu apenas três partidas das 14 que fez e todas no returno, quando a equipe se reforçou. O Sodiê Mesquita também venceu três jogos durante a fase de classificação, mas levou a melhor no confronto direto com o Ituano e terminou no penúltimo lugar.

A sexta campanha foi do BAX Catanduva, que nunca venceu nenhuma série de playoffs da LBF e tem essa meta para a atual temporada. Já o time de Blumenau chega para os playoffs com a quinta melhor campanha e mira chegar novamente à final, feito conquistado em 2021.

Briga no garrafão

Melhor time da fase de classificação, o Sesi Araraquara terá pela frente Ituano, pior campanha. Na LBF 2023, foram dois jogos, ambos vencidos por Araraquara. No primeiro, em Itu, a vitória foi por 76 a 54 em Itu. A diferença quase se repetiu no returno, com vitória de 79 a 58.

Aline Moura é um dos destaques do Sesi Araraquara na LBF - Juca Ferrira/LBF - Juca Ferrira/LBF
Aline Moura é um dos destaques do Sesi Araraquara na LBF
Imagem: Juca Ferrira/LBF

Araraquara tem como destaque a ala-pivô Aline Moura, que tem médias de 15 pontos e nove rebotes por partida. Mas ela terá pela frente a pivô Monique, que tem média de 15 rebotes e 14 pontos. Ou seja, o garrafão vai ferver nesse confronto, que se inicia no dia 15 de julho, em Itu.

Defendendo o título

Vencedor de dois títulos da LBF, sendo o último na temporada 2022, o Sampaio aposta na força de seu elenco para levantar mais uma taça. O time oscilou muito na fase de classificação e terminou atrás do Araraquara, mas é nos playoffs que a Bolívia Querida cresce. Tainá Paixão, Alana, Érika, Raphaella e Emanuely são da seleção brasileira, fora Meli Gretter e Agostina Burani, que defendem a seleção argentina.

Do outro lado, o Mesquita só ficou à frente do Ituano na fase de classificação, mas conta com a MVP das duas última temporadas em seu elenco. Thayná é uma máquina de fazer pontos, com média de 17 por partida.

Tainá Paixão é a principal arma do Sampaio na LBF - Maurício Almeida/Sodiê Mesquita - Maurício Almeida/Sodiê Mesquita
Tainá Paixão é a principal arma do Sampaio na LBF
Imagem: Maurício Almeida/Sodiê Mesquita

Em 2022, o Sampaio Basquete venceu, em casa, o Mesquita por 20 pontos (81 a 61), e voltou a vencer o clube fluminense no Rio de Janeiro, por 84 a 71. A série entre as equipes começa no dia 17 de julho, na casa do Mesquita.

Em ascensão!

Após começar 2022 perdendo jogos, o Unimed Campinas se encontrou na temporada e foi a única equipe que conseguiu vencer o Sesi Araraquara durante a fase de classificação. Iza Sangalli tem média de 15 pontos por jogo e é a grande estrela do time.

Por sua vez, Catanduva aposta no fator casa para vencer sua primeira série de playoffs. Das cinco vitórias na fase de classificação, quatro foram em casa. O trio formado por Barbara, Casanova e Thaissa promete dar trabalho para Campinas.

Cacá, armadora do Unimed Campinas, em ação pela LBF - Buenas Comunicação - Buenas Comunicação
Cacá, armadora do Unimed Campinas, em ação pela LBF
Imagem: Buenas Comunicação

Contudo, Campinas fez 86 a 63 sobre o BAX Catanduva no turno, em partida que teve o triplo-duplo de Beatriz, o único da fase regular. No segundo turno, nova vitória, agora fora de casa, desta vez por 86 a 71. A série se inicia no dia 16 de julho, em Catanduva (SP).

O mais equilibrado

Santo André está presente desde a primeira edição da LBF, realizada em 2010/2011, quando conquistou seu único título. A equipe perdeu gás e a terceira colocação para Campinas no fim da fase de classificação. Já Blumenau teve muitos altos e baixos, venceu Campinas e Sampaio, mas perdeu de Mesquita e de Catanduva.

Sassá, atleta da seleção brasileira, é o trunfo de Santo André. A ala tem médias de 15 pontos e 10 rebotes por partida. Por Blumenau, o destaque é Leila, que tem 15 pontos de média por partida e 38% de aproveitamento nas bolas de três.

Santo André e Blumenau vão medir forças nos playoffs da LBF - Jorge Bevilacqua/AD Santo André - Jorge Bevilacqua/AD Santo André
Santo André e Blumenau vão medir forças nos playoffs da LBF
Imagem: Jorge Bevilacqua/AD Santo André

Nos dois confrontos da fase de classificação, o Santo André venceu ambos. Fora de casa, o placar foi de 62 a 45, enquanto que no ABC Paulista, o triunfo andreense foi um pouco mais apertado: 77 a 69. As duas equipes abrem os playoffs da LBF no dia 14, em Blumenau (SC).