Topo

Ana Marcela fica em 5° no Mundial e falha em 1ª chance de ir a Paris-2024

Prova da maratona aquática feminina em Fukuoka, no Japão Imagem: Sarah Stier/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/07/2023 22h15Atualizada em 14/07/2023 23h52

A 1ª final da Maratona Aquática de 10 km feminina, que dá três vagas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, acabou com vitória da alemã Leonie Beck, que arrancou na parte final da prova e venceu com tranquilidade nas águas de Fukuoka, no Japão.

Chelsea Gubecka (AUS) e Katie Grimes (EUA) fecharam o top 3 e também se garantiram no evento. De técnico novo após trocar Fernando Possenti por Fabrizio Antonelli, a brasileira Ana Marcela Cunha, atual ouro olímpico, fechou na 5ª posição após revisão do resultado. Ela ainda tem chances de se classificar às Olimpíadas a partir das próximas etapas.

Relacionadas

Como foi a prova

Início promissor. A ouro olímpico em Tóquio começou entre as primeiras: com dez minutos corridos, a brasileira cravou a 3ª posição, bem perto da líder Maddy Gough (AUS) e da vice Sharon van Rouwendaal (HOL).

Ligeiramente para trás. A primeira parada de reposição não foi boa para Ana Marcela, que virou a boia para a 2ª volta já no 15° lugar — atrás da gaúcha Viviane Jungblut.

Recuperação. A baiana engatou uma reação e chegou à terceira volta entre a 6ª e a 10ª posição — enquanto isso, Gough seguiu na liderança com certa tranquilidade e abriu vantagem em relação às oponentes.

Chuva na água. A parte final da decisão contou com a presença de chuva na então amena Fukuoka. Em meio às mudanças climáticas, Ana Marcela apareceu entre as líderes e se posicionou no top 3, ao lado de Katie Grimes (EUA) e Rouwendaal.

Reta final. Chelsea Gubecka (AUS) iniciou a última volta na liderança e cerca de quatro segundos à frente da ouro olímpico, que estava dentro do top 10 — nesta altura da prova, Viviane marcava o 25° lugar.

Chegada emocionante. Ana Marcela atacou Leonie Beck (ALE), Rouwendaal e Gubecka nos últimos minutos da etapa e iniciou uma arrancada impressionante, chegando a liderar a maratona. A brasileira, no entanto, viu a alemã se sobressair, ficou atrás de Grimes e disputou o bronze na foto, mas acabou na 5ª posição.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ana Marcela fica em 5° no Mundial e falha em 1ª chance de ir a Paris-2024 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte