Ana Marcela Cunha é bronze nos 5km no Mundial no Japão e se emociona

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de bronze nos 5km da Maratona Aquática, nesta segunda-feira (17), no Mundial de Esportes Aquáticos 2023. A competição está sendo realizada na cidade de Fukuoka, no Japão.

Leonie Back (Alemanha), em primeiro, e Sharon van Rouwendaal (Holanda), em segundo, fecharam o top 3. A outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut, terminou em sexto.

Esta é a 16ª medalha de Ana Marcela em Mundiais. São 15 em Mundiais de Esportes Aquáticos e 1 em um campeonato mundial de aguas abertas, em 2010.

Após a prova, a brasileira se emocionou. Ela passou por cirurgia no ombro esquerdo em novembro do ano passado.

"Estar bem e feliz é o mais importante, claro que quer medalha, lógico que dói perder a vaga olímpica (nos 10km), mas o mais importante é me reencontrar. Vale um ouro. Não era para eu estar aqui. O que fizeram por mim só resta agradecer", disse Ana Marcela ao Sportv.

A brasileira ainda chorou ao falar do médico Gustavo Magliocca, que morreu de câncer em maio. Ela nadou com o nome de Magliocca estampado na touca.

"Doc é uma grande perda que a gente teve. Segurei o máximo possível para nadar com a toca, porque ia mexer comigo. Ele marcou muito a natação brasileira, o futebol do Palmeiras. Não tinha como ser menos que isso. Ele merece e vai estar sempre com a gente."

Como foi a prova

Início ponderado - Ana Marcela começou mais atrás, na 39ª colocação. Do outro lado, a outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut, passou os primeiros minutos em 13º. A liderança passou a ser trocada entre a espanhola Martinas Guillen e a japonesa Ichika Kajimoto, que apertou o ritmo e assumiu a primeira posição. Com 10 minutos de prova, Ana Marcela deu um boa recuperada e passou para o 16º lugar.

Continua após a publicidade

Ritmo mais forte - Os dois primeiros quilômetros de prova foram fechados pela australiana Moesha Johnson. Ana Marcela começou sua recuperação aparecendo entre as sete primeiras, no pelotão da frente, enquanto Viviane Jungblut figurou no 12º lugar. A campeã olímpica foi apertando mais o ritmo, chegando na quarta colocação e puxando o segundo pelotão.

Encostou! - Com 2.50km, metade da prova, Ana Marcela seguiu imprimindo um bom ritmo, e no contorno de boia encostou no pé da terceira colocada, a francesa Anastasiya Kirpichnikova. Saindo da linha imposta pelas líderes, a brasileira nadou mais para o lado, e continuou mantendo a posição bem colada das adversárias.

Reta final - A australiana Moesha Johnson e a holandesa Sharon van Rouwendaal figuraram na primeira e segunda colocação. Ao passar pela boia que decretou a última volta, o chip da Ana Marcela não foi lido, portanto a posição da brasileira não foi aferida oficialmente, tanto que perto dos 45 minutos de prova ela apareceu na sétima posição, mas no visual estava brigando pelo terceiro lugar.

Chegada emocionante - Aproveitando a brecha, Ana Marcela chegou até a segunda posição nos minutos finais de prova. Antes da volta na última boia, a brasileira caiu uma posição e terminou a competição conquistando o bronze depois de um ritmo bastante forte do meio para o final da prova.

Desempenho nos 10km

Na sexta (14), Ana Marcela conquistou o quinto lugar na prova dos 10km do Mundial de Esportes Aquáticos. Ela é a atual campeã olímpica nos 10km — a prova dos 5km não é realizada nas Olimpíadas.

Continua após a publicidade

Depois da prova, a brasileira foi eleita a nadadora de águas abertas do ano pela World Aquatics. É a oitava vez que ela recebe esse prêmio, sendo que agora foi a quinta seguida.

O quinto lugar adiou a classificação de Ana Marcela para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Agora, sua próxima oportunidade será no Mundial de Doha, que acontece do dia 2 a 18 de fevereiro de 2024.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.