Topo

Cazé se manifesta após polêmica por equipe na Copa e comentários no chat

Casimiro (à esq.) e narrador Luís Felipe Freitas durante transmissão da estreia da Copa Feminina na CazéTV Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

21/07/2023 13h09Atualizada em 21/07/2023 15h05

O streamer Casimiro Miguel se manifestou a respeito das críticas por anunciar equipe da CazéTV para a Copa do Mundo feminina com baixa presença de pessoas negras. Ele também falou sobre a desativação do chat da live após comentários preconceituosos.

O que ele disse?

Críticas: "A nossa equipe é uma equipe que foi cobrada de forma correta pela internet, por pessoas amigas minhas, que eu conheço, que é uma equipe que tem pouca diversidade e eu concordo. A gente tem poucas pessoas pretas na nossa equipe [...] Hoje, na Copa feminina, a gente tem uma equipe também com mais mulheres, mas com menos diversidade, menos minas pretas".

Relacionadas

Erro: "É difícil porque a gente cai nesse ciclo do 'pô, o que não é nosso amigo é indicação de amigo' e essas pessoas já estão inseridas no mercado de trabalho há muito tempo, são pessoas ótimas, competentes, só que dá para fazer diferente. Parte da nossa equipe foi apresentada, tem mais gente. A gente errou, né?! Seria ridículo eu falar que não é culpa minha também porque a gente participa desse processo. A gente fica muito fechado em um ciclo de amizade nossos, que trabalhamos. Ficamos um pouco presos nessa bolha".

Círculo vicioso: "A gente é novo na parada, a gente tem uma responsabilidade grande de ter uma competição grande e a gente acaba sempre correndo para pessoas conhecidas no mercado, meio que em um círculo vicioso de: 'temos que procurar uma pessoa já gabaritada no mercado'. A gente não consegue procurar uma pessoa nova, diferente, vamos estar sempre rodando no mesmo círculo".

Mesmo nomes: "A gente está pegando uma competição que queremos o máximo de segurança possível. Para isso, temos que ter o máximo de pessoas com experiência possível e 99% das pessoas que têm experiência seguem um padrão e um ciclo que elas estão ali sempre".

Copa masculina: "Durante a Copa do Mundo, a gente recebeu esse tipo de cobrança e caímos em um erro que é o seguinte: Na bancada, tinha eu, Luis [Felipe Freitas] e [Guilherme] Beltrão sempre, que são três caras brancos e isso gerou comentários. É fod... porque a gente é amigo, fizemos o projeto CazéTV entre amigos e a gente foi muito cobrado durante a Copa masculina".

Comentários preconceituosos: "Honestamente, a gente já esperava que isso fosse acontecer, na final da Champions feminina isso já aconteceu. Só que assim, a gente não esperava que seria no volume que foi porque o jogo [Nova Zelândia x Noruega] era 4h (de Brasília). A gente imaginou que iam ter alguns babacas falando qualquer merda, mas a gente não imaginou que ia ser em um nível tão grotesco quanto foi".

Medidas de prevenção: "A gente fez uma movimentação de moderação para atuar ali, colocamos mais moderadores de olho, só que o bagulho fugiu do controle de uma forma bizarra, as pessoas estavam doando dinheiro no superchat para xingar. A gente decidiu fechar o chat, a gente achou melhor ali na hora para buscar uma solução melhor e, provavelmente, a solução melhor é fechar o chat para quem é membro nas próximas transmissões. As pessoas não vão precisar pagar para ver o jogo, mas vamos ter um controle melhor do que as pessoas estão falando".

Polêmica com equipe da CazéTV

Na última quarta-feira (19), a CazéTV divulgou sua equipe para a cobertura da Copa do Mundo feminina — todos os jogos serão transmitidos nas plataformas onde o canal tem conta.

A equipe, formada por repórteres, narradores (as), comentaristas e jogadoras, no entanto, conta com baixa presença de pessoas negras.

Nas redes sociais, pessoas criticaram a escolha da equipe e direcionaram comentários a Casimiro Miguel, um dos idealizadores e que dá nome à CazéTV.

Desativação do chat da live

Alguns internautas fizeram diversos comentários preconceituosos e sexistas no chat do canal CazéTV, que transmitiu a estreia da Copa na quinta-feira (20).

O canal desativou o chat durante a segunda etapa da partida, após os discursos de ódio tomarem conta dos comentários no primeiro tempo.

No chat apareceram comentários como "vai lavar a louça", termos chulos sobre a aparência das atletas e dezenas de conotações preconceituosas sobre o futebol feminino.

Depois que o chat foi desativado, alguns internautas migraram para outras transmissões do canal — jogos que ainda não começaram — e repetiram o tom ofensivo dos comentários.

"Percebemos que algumas pessoas estavam aproveitando a oportunidade de visibilidade para destilar preconceitos inaceitáveis dentro dos valores da CazéTV e de qualquer sociedade", disse a CazéTV, em nota.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cazé se manifesta após polêmica por equipe na Copa e comentários no chat - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


UOL Esporte vê TV