F1: Após temporal, Verstappen leva susto e vence corrida sprint na Bélgica
Do UOL, em São Paulo (SP)
29/07/2023 08h26Atualizada em 29/07/2023 13h51
Max Verstappen venceu a sprint na Bélgica depois de um temporal que castigou o circuito de Spa Francorchamps. O holandês foi ultrapassado no começou da prova, mas se recuperou e ganhou mais 8 pontos no campeonato.
O pódio da corrida sprint na Bélgica
- Max Verstappen (Red Bull)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Pierre Gasly (Alpine)
Como foi a corrida
A sprint começa com atraso de mais de uma hora. A largada só aconteceu depois de uma forte chuva de verão na Bélgica. Quando o céu abriu, Verstappen acelerou, mas perdeu a ponta ao ser prejudicado por uma estratégia de parada ruim.
Chuva mexe com as estratégias das equipes. Como todos os pilotos largaram com pneus de chuva e a pista foi secando, metade do grid optou por trocá-los por intermediários logo após a largada. Quem parou antes levou vantagem.
Piastri assume a ponta. O australiano trocou seus pneus ainda na primeira volta e, de intermediários, ultrapassou Verstappen quando o atual campeão da F1 fez sua troca uma volta depois.
Fernando Alonso derrapa. No dia de seu aniversário, o espanhol rodou sozinho e abandonou a prova na quarta volta. A posição perigosa do carro provocou bandeira amarela e safety car na corrida.
Verstappen recupera liderança na relargada. Durou muito pouco a liderança no azarão Piastri. Na relargada após a bandeira amarela, o holandês mostrou por que é o melhor piloto do grid e ultrapassou o rival com facilidade. Ele aumentou a distância nas voltas seguintes e venceu sem mais sustos.
Verstappen acumulou 8 pontos pela vitória. Agora ele lidera o campeonato com 289 pontos, 118 a mais que Sérgio Pérez, que abandonou a sprint.
Verstappen largará em 6º após punição
De acordo com o regulamento, o resultado da corrida sprint não interfere no grid de largada do GP de domingo. Na classificação para a prova principal, ontem, Verstappen fez o melhor tempo, mas foi punido por ter estourado o limite de trocas permitidas no câmbio de seu Red Bull. Por causa disso, ele perdeu cinco posições.
A pole do GP da Bélgica foi herdada por Charles Leclerc. Pérez completará a primeira fila.