UFC: Alex Poatan recorre a 'ponto fraco' de rival para estrear em novo peso
O brasileiro Alex Poatan é uma das principais atrações do UFC 291, que acontece hoje no Delta Center, em Salt Lake City, Utah, Estados Unidos.
Ele enfrenta o polonês Jan Blachowicz no coevento principal da noite pelo meio-pesado (até 93kg). Essa será a estreia de Poatan na nova categoria. O card terá como luta principal o duelo entre os norte-americanos Dustin Poirier e Justin Gaethje, pelo peso leve (70 kg).
Poatan recorreu a um velho conhecido de Jan Blachowicz para se preparar para a luta: o ex-lutador e ex-campeão do meio-pesado do UFC, Glover Teixeira. Foi contra o polonês que Glover ganhou o cinturão e se tornou o lutador mais velho a conquistar um título do UFC pela primeira vez na era moderna da organização.
Treinar com o Glover é perfeito para mim. A questão técnica mudou um pouco, tive que me adaptar ao jogo do Blachowicz. O Glover se tornou campeão do UFC contra o Jan, então ele me passou algumas dicas, estou aprendendo todos os dias com ele. A questão da alimentação também mudou. Estou bem mais à vontade agora, comendo bastante nessas últimas semanas. Quando eu lutava no peso médio eu comia muito pouco na reta final de preparação, se eu não fizesse isso não conseguiria bater o peso. Isso me deixava um pouco mais fraco, eu sentia isso nos treinos. Eu não tinha muita resistência na hora de treinar, e isso me atrapalhou um pouco, mas agora não. Eu sinto diferença Alex Poatan em entrevista ao UOL.
A expectativa de Poatan é vencer Blachowicz para voltar a disputar um cinturão do UFC — ele já foi campeão do peso-médio após nocautear Israel Adesanya no ano passado. O dono do cinturão meio-pesado era Jamahal Hill, mas ele rompeu o tendão de Aquiles, vai passar por cirurgia e abriu mão do título. O vencedor da luta do UFC 291 enfrentará Jiri Prochazka, que também era campeão e abriu mão do cinturão por uma lesão séria no ombro.
"Se eles [UFC] falassem que essa luta valeria o cinturão, lógico que eu iria lutar por ele. Acho que todo mundo quer essa oportunidade e eu não iria deixar passar. Mas, assim, no meu consciente eu queria fazer uma luta antes de ter o 'title shot'. Quando fiquei sabendo que o cinturão ficou vago eu fiquei quieto, não falei nada e ficou assim", explicou Poatan.
Rivalidade com Israel Adesanya
Com a mudança para a categoria de cima, Poatan foi muito questionado sobre o fim de sua rivalidade com Israel Adesanya — que segue no peso médio e perdeu para Blachowicz quando se aventurou no peso de cima. Os lutadores já se enfrentaram quatro vezes, duas no kickboxing e duas no MMA — o brasileiro tem três vitórias (duas no kickboxing e uma no UFC) e o nigeriano tem uma (no UFC), que também é o combate mais recente entre eles, onde 'Iggy' recuperou o cinturão.
Poatan afirma que, se voltar a ser campeão, tem muito interesse em fazer uma trilogia contra Adesanya no UFC: "Com certeza tem uma rivalidade. Desperta muito o interesse do público, o pessoal gosta disso. Eu, ganhando o cinturão, com certeza vão comentar muito disso, um embate entre dois campeões. Mas vamos para a lógica, foram duas lutas no MMA e está empatado, então se eu ganhar esse cinturão, e o UFC quiser fazer essa luta, vou ter o interesse".
Brasileiros em ação; Michel Pereira fica fora
Além de Poatan, o card terá lutas de mais brasileiros: Marcos Pezão, Gabriel Bonfim, Cláudio Ribeiro, Vinicius Salvador e Priscila Cachoeira.
Michel Pereira se apresentou 1,5 kg acima da tolerância do peso meio-médio na pesagem e viu a luta dele contra Stephen Thompson ser cancelada.
Veja o card completo
Card Principal
Peso-leve (até 70,3 Kg)*: Dustin Poirier x Justin Gaethje
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Jan Blachowicz x Alex Poatan
Peso-leve (até 70,3 Kg): Tony Ferguson x Bobby Green
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Michael Chiesa x Kevin Holland
Card Preliminar - 19h30 no UFC Fight Pass
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Gabriel Bonfim x Trevin Giles
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Derrick Lewis x Marcos Pezão
Peso-médio (até 83,9 Kg): Roman Kopylov x Cláudio Ribeiro
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Jake Matthews x Darrius Flowers
Peso-mosca (até 56,7 Kg): CJ Vergara x Vinicius Salvador
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Matthew Semelsberger x Uros Medic
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Miranda Maverick x Priscila Cachoeira