Veteranas atropelam novatas no Jogo das Estrelas da LBF
Colaboração para o UOL, em São Paulo
29/07/2023 17h37
Com uma celebração entre jovens talentos e atletas consagradas, a LBF (Liga de Basquete Feminino) realizou na tarde deste sábado (29) a oitava edição do Jogo das Estrelas. E as atletas consagradas, formando o time LBF Stars, venceram a LBF Diamonds, equipe das jogadoras novatas, por 102 a 76.
O UOL transmite todos os jogos da LBF ao vivo e com imagens.
A partida festiva foi disputada no ginásio Prudente de Moraes, em Itu, interior de São Paulo, casa do Ituano Basquete. Antes do jogo, o evento teve os tradicionais desafios de arremessos de três pontos, habilidades e enterradas.
Veteranas na frente
Como não poderia deixar de ser, o Jogos das Estrelas começou com as atletas relaxadas e, por isso, sem muita pontaria. Quem entrou primeiro no confronto foram as Stars, anotando os seis primeiros pontos.
As Diamonds reagiram e marcaram uma corrida de 7 a 0 para virar o placar. Dali em diante, as bolas começaram a cair, inclusive de fora. No último minuto do primeiro período, as Stars marcaram quatro pontos seguidos e fecharam a parcial vencendo por 23 a 18.
Iza Sangalli
No segundo quarto, os times seguiram trocando cestas até que as Stars, comandadas por Iza Sangalli, aceleraram e abriram 39 a 27 a 3min37 do intervalo. As Diamonds tentaram reagir, mas, mais experientes, as Stars mantiveram a distância em dois dígitos e fecharam o primeiro tempo vencendo por 47 a 37.
Nessa altura do confronto, Iza, campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 com a seleção, somava 14 pontos e oito rebotes, eficiência de 19, sendo disparada a melhor em quadra.
Dali em diante, porém, ela foi para o banco e acabou superada ao final da partida por Leila, que fechou com 18 pontos, e Barbara, com 10 rebotes. Pelo lado das Diamonds, as maiores pontuadoras foram Beatriz Oliveira e Evelyn Larissa com doze cada.
Virou passeio
Na volta dos vestiários, a impressão é que só as Stars foram para a quadra. Em cinco minutos, elas levaram a vantagem para 20 pontos no 64 a 44, mesmo com Iza Sangalli no banco.
E não parou por aí. Em uma bola do perímetro de Palmira, seguida por uma bandeja de Joice, o atropelo bateu em 25 pontos (74 a 49), fechando o terceiro quarto com 79 a 57 no marcador.
Com o jogo resolvido, a expectativa passou a ser se o time chegaria no placar centenário, atingido a oito segundos do fim em uma bola de três de Thaissa.
Desafios
Com sete atletas competindo, o duelo de enterradas abriu a série de três desafios. E deu a lógica. A pivô Ju Souza, do BAX Catanduva, venceu e se sagrou tricampeã do torneio.
A seguir, o desafio de habilidades reuniu oito jogadoras que disputaram, duas a duas, quem completava mais rápido um circuito pré-determinado exigindo agilidade e pontaria. A vitória ficou com Tassia, do Santo André.
Por fim, nos três pontos, a mão mais certeira dentre as oito competidoras foi de Larissa, do Ituano Basquete. A competição consistia no arremesso de 25 bolas divididas em cinco estações, cinco delas valendo o dobro de pontos, em 70 segundos.
Semifinais
Fechada a festividade, a LBF agora volta as atenções para as semifinais da competição. De um lado, estão Sesi Araraquara e Santo André, cujos técnicos João Camargo e Rafael de Souza, curiosamente, estiveram lado a lado no comando da LBF Diamonds neste sábado.
Na outra chave, estão Sampaio Basquete e Unimed Campinas, que abrem as disputas no dia 3 de agosto, às 19h30, em Campinas. No dia seguinte, o Sesi Araraquara recebe o Santo André às 21h. Todos os jogos com transmissão ao vivo e com imagens pelo UOL.
Ficha Técnica
LBF Diamonds 76 x 102 LBF Stars
Liga de Basquete Feminino - Jogos das Estrelas
Data: 29/07/2023 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP)
LBF Diamonds: Monique Pereira, Beatriz Oliveira, Evelyn Larissa, Nazinha Reis, Maria Paula Albiero, Jenyff Moura, Gabriella Sossô, Alexia Dagba, Mayara Leoncio, Juliana Souza, Thayná Silva. Técnico: João Camargo.
LBF Stars: Thaissa Frediani, Cacá Martins, Barbara Souza, Patty Teixeira, Izabella Sangalli, Palmira Marçal, Glenda Cruz, Alana Gonçalo, Letícia Lisboa, Joice Rodrigues, Leila Zabani, Tassia Carcavalli. Técnico: Antonio Carlos Barbosa.