'Use sua cabeça', diz engenheiro a Verstappen: as frases do GP da Bélgica

Max Verstappen conquistou sua décima vitória na temporada no GP da Bélgica. Mas quem ouviu o rádio de sua Red Bull pode ter ficado impressionado.

"Max, use sua cabeça, por favor", disse o engenheiro Gianpietro Lambiase, ao pedir pro holandês economizar pneus. "Apenas siga minhas instruções, obrigado."

Entenda como foi a 'DR' da Red Bull e veja outras frases da corrida de ontem.

Engenheiro tenta conter ímpeto de Verstappen

O líder do campeonato não está acostumado a correr no meio do grid. Como largou em sexto por causa de uma punição, Verstappen se sentiu incomodado ao se ver atrás de seu colega Sergio Pérez. Ele tentava acelerar, mas a equipe alertava para a necessidade de pensar no desgaste de pneus.

Gianpietro Lambiase: "Não esqueça, Max, use sua cabeça, por favor."

Max Verstappen: "Nós dois vamos fazer isso ou não? [referindo-se a Pérez]"

Lambiase: "Apenas siga minha instrução."

Verstappen: "Não, quero saber se os dois carros vão fazer isso."

Continua após a publicidade

Lambiase: "Max, por favor, siga a minha instrução e confie nela, obrigado."

Um pouco mais tarde, Verstappen conseguiu ultrapassar Pérez sem dificuldade, abriu vantagem e conseguiu uma vitória tranquila. Tão tranquila que ele chegou a brincar com a equipe, que seguia preocupada com o desgaste dos pneus.

Lambiase: "Esses pneus tiveram um desgaste razoável na primeira perna. Queria pedir pra vocês usar sua cabeça um pouco mais."

Verstappen: "Eu posso acelerar um pouco mais e a gente pode parar mais uma vez? Um pouco de treino de pit-stop..."

Lambiase: "Não, não dessa vez."

O desamparo de Piastri

Oscar Piastri, da McLaren, tinha conseguido o melhor resultado de sua carreira na F1 ao ficar em segundo na corrida sprint de sábado. Mas ontem a sorte do australiano mudou logo na primeira curva de Spa-Francorchamps. Carlos Sainz, da Ferrari, fechou a porta e acabou provocando um toque no rival. O australiano levou a pior e teve que abandonar a prova.

Continua após a publicidade

"Toque", explicou ele no rádio. "Eu fui pressionado contra o muro pela Ferrari. Tô fora. Vou tentar voltar pra garagem. Não sei o que ele estava fazendo. Eu estava lá e ele simplesmente virou como se eu não existisse." Depois da corrida, o piloto acabou isentado o rival de qualquer culpa. "Acho que isso se enquadra firmemente na categoria de incidente de primeira volta", afirmou.

Sainz também se prejudicou com a batida e acabou abandonando a prova por não conseguir se recuperar das avarias no carro.

Sainz culpa Piastri

Depois da corrida, ao ser questionado sobre o toque após largada, o espanhol jogou a responsabilidade para o piloto da McLaren.

"Não tive uma largada ruim, tentei ultrapassar o Hamilton e acabei travando as rodas, e depois houve o contato com o Oscar. Foi muito infeliz. Acredito que os pilotos mais experientes sabem que não se arrisca pelo lado de dentro em Spa, mas não quero culpá-lo demais", afirmou o ferrarista.

Fórmula 1 tira férias e volta em um mês

Após o fim da primeira metade da temporada, a Fórmula 1 volta apenas no dia 27 de agosto com o GP da Holanda.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.