Apresentador fala após cair em fake news sobre Toni Kroos: ‘Inocência’
Carlos Eduardo da Silva, apresentador da TV Tribuna (afiliada da Band em Pernambuco), comentou no "Jogo Aberto" desta quinta-feira sobre a notícia falsa que citou no programa de ontem.
O que aconteceu
O apresentador admitiu que caiu em uma fake news. Carlos Eduardo da Silva afirmou que cometeu um erro ao não apurar a notícia e acreditar no vídeo que assistiu. Confira abaixo o pedido de desculpas aos espectadores.
O que o apresentador disse
Carlos Eduardo GIGANTE 👏👏 pic.twitter.com/auKoLe8sen
-- Caio (@caiojms_) August 3, 2023
"É óbvio que ontem eu caí numa fake news, é muito claro, todo mundo sabe disso. Não foi estratégia de marketing como muita gente nas redes sociais imaginou que seria. Até porque a Rede Tribuna, que tem mais de 30 anos, uma das redes mais queridas do Nordeste inteiro, não compactua com as fake news. Pelo contrário, combate de maneira veemente fake news. Jamais se utilizaria de uma estratégia dessa natureza para poder fazer qualquer tipo de promoção.
Foi pura inocência desse jornalista aqui. Um erro jornalístico. Porque faltou a apuração do fato. E apurar o fato é algo primordial e elementar da função de jornalista. E é por isso que eu peço perdão, peço desculpas aos espectadores que todos os dias, de segunda a sexta, estão agarradinhos aqui com a gente nos dando audiência.
Quem gosta de futebol em Pernambuco me conhece. Passei pela Rede Globo, pela TV Jornal, passei por 14 emissoras de rádio aqui em Pernambuco. Tenho 26 anos de profissão. Hoje sou coordenador da equipe esportiva aqui da TV Tribuna, sou coordenador esportivo da Transamérica. Não é fácil não, coordenando duas equipes. Se credibilidade não fizesse parte da minha caminhada, não teria chegado até aqui.
Mas eu aceito todas as críticas que foram feitas ontem. Já errei na minha profissão, já errei outras vezes, errei ontem mais uma vez. A sabedoria é você não repetir o mesmo erro. E aí vocês podem ficar tranquilos que isso não vai voltar a se repetir".
A notícia falsa
Carlos Eduardo Silva disse no meio do programa "Jogo Aberto" que Toni Kroos já elogiou Ronaldo Henrique, volante do Sport. O ídolo alemão teria citado o brasileiro numa entrevista como um dos jogadores que mais admira.
O conteúdo do vídeo não era real. Os autores da montagem colocaram legendas falsas em uma entrevista onde Kroos fala em alemão.
Eu assisti ontem a um trecho de uma entrevista de Toni Kroos, que já foi considerado um dos três maiores jogadores do mundo. Kroos: alemão, titularíssimo do meio-campo da Alemanha, estrela de Copa do Mundo e tal... Isso foi num podcast, vou tentar resgatar para trazer no 'Jogo Aberto'. Aí, a pessoa que está entrevistando pergunta: 'Fale um atleta que te chama atenção, que você destaca'. Ele parou, deu uma olhada e disse: 'Vou falar um que vocês provavelmente não conhecem, que é o Ronaldo Henrique'. Aí ele começou a falar sobre as qualidades do Ronaldo. Passe preciso, inversão de jogada na medida, exímio cobrador de pênalti... Quando eu assisti, me arrepiei todo Carlos Eduardo Silva
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.