Sampaio reage, amassa Campinas e empata semifinal da LBF

Tudo igual! O Sampaio Basquete derrotou o Unimed Campinas por 68 a 49 na noite desta segunda-feira (7), jogando em casa, e empatou a série melhor de três semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF). Com isso, a decisão de quem vai para a final ficou para quarta-feira (9) em duelo a ser realizado novamente em São Luis do Maranhão, a partir das 19h30.

O UOL transmite todos os jogos da LBF ao vivo e com imagens.

Quem passar enfrenta o vencedor de Sesi Araraquara e Santo André. Melhor time da atual temporada, Araraquara está com um pé na decisão já que venceu o primeiro jogo mesmo atuando fora de casa. A segunda partida está marcada para as 21h desta terça-feira (8).

Pior pontuação

A pontuação do Campinas foi a pior de toda a temporada. Até essa noite, o time havia feito pelo menos 60 pontos em todas as partidas e registrava média de quase 74 por jogo.

Licinara, a principal pontuadora do campeonato até então com média de 18 por jogo, deixou apenas oito. Iza Sangalli, capitã e principal nome da equipe, fez só sete.

Pelo lado do Sampaio, o destaque foi Meli Gretter, eleita a MVP com eficiência de 29. Marcou 13 pontos, deu 10 assistências, pegou quatro rebotes e roubou quatro bolas.

A cestinha do confronto foi Gabi Guimarães com 17 pontos, e Érika a reboteira com 11. Dentre as visitantes, destaque para Letícia, com 14 pontos e 10 rebotes.

Continua após a publicidade

Argentina boliviana

A torcida do Bolívia, apelido do Sampaio, compareceu ao Ginásio Costa Rodrigues e viu um começo de jogo bem equilibrado, com os times trabalhando bastante os ataques. Quem escapou primeiro no placar foram as visitantes em uma boa sequência de Beatriz Oliveira. Fizeram 15 a 9 e obrigaram o técnico da casa, Cristian Santander, a pedir tempo.

Além de parar o jogo, Santander colocou Meli Gretter em quadra e a argentina comandou a reação do Sampaio. Primeiro roubou uma bola que rendeu dois pontos em uma bandeja de Mariana. A seguir, cravou uma de fora para deixar a desvantagem em um ponto. Logo depois, virou o marcador em uma infiltração que rendeu mais três pontos numa sequência de falta e cesta.

A três segundos do fim do quarto, em um fundo bola, Meli Gretter ainda achou Emanuely livre e ela colocou outra do perímetro e fechar a parcial em 22 a 17.

Ataques em baixa

Os ataques pararam de funcionar na primeira metade do segundo período. Foram apenas nove pontos em quatro minutos, 5 a 4 para o Sampaio. Na metade final, os chutes da casa voltaram a cair e os de Campinas não. Resultado: a vantagem foi a 16 com 17 a 6 na parcial.

Continua após a publicidade

Detalhe que mais uma vez o Sampaio fechou o quarto marcando na última bola em uma assistência de Meli Gretter do fundo bola. Desta vez, a um segundo do estouro do cronômetro e quem colocou pra dentro foi Rapha Monteiro.

Vamos ao terceiro jogo

A superioridade boliviana voltou com os times para o segundo tempo e a vantagem bateu nos 20 pontos em uma bola de fora de Gabi Guimarães. Foi a quinta do perímetro do Sampaio em 11 até aquele momento, contra apenas uma de sete do Campinas.

A 5min45 do fim, um susto. A pivô Letícia deitou em quadra sentindo-se mal. Os médicos entraram e as companheiras passaram a abanar a colega no chão. Era o calor. Logo a jogadora levantou, ainda pálida, e foi sentar no banco.

A bola voltou a quicar e a cinco minutos do fim, um ataque de gala do Sampaio "encerrou" moralmente o jogo. A bola passou de mão em mão, por todas as jogadoras, e o lance foi finalizado com mais uma bola de três, desta vez de Tainá. A vantagem foi a 26 e, dali em diante, restava saber apenas o tamanho da vitória.

Siga o UOL Esporte no
Continua após a publicidade

Ficha Técnica

Sampaio Basquete 68 x 49 Unimed Campinas

Liga de Basquete Feminino - Semifinal - Jogo 2
Data: 7/8/2023 (segunda-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Ginásio Costa Rodrigues (SP)

Sampaio Basquete: Tainá Paixão, Emanuely de Oliveira, Mariana Dias, Gabriela Guimarães, Alana Gonçalo, Jenyff Moura, Raphaella Monteiro, Patty Teixeira, Brenda Bleidão, Meli Gretter, Érika de Souza, Agostina Burani. Técnico: Cristian Santander
Unimed Campinas: Beatriz Oliveira, Gabrielly Parro, Licinara Rodrigues, Cacá Martins, Izabella Sangalli, Geovana Thaina, Luana Carvalho, Dalma Piri, Letícia Rodrigues, Maisa Dias. Técnico: Sidney Coppini

Deixe seu comentário

Só para assinantes