COB cria ações para equilibrar homens e mulheres em postos de comando
A edição de Paris dos Jogos Olímpicos será a primeira da história com equidade de gênero entre os atletas, ou seja, dos 10.500 competidores, 50% são homens e 50% mulheres. O Time Brasil está atento ao tema, principalmente quando o assunto são as posições de liderança, que ainda são majoritariamente masculinas.
Há dois anos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) criou o núcleo Mulher no Esporte, justamente para promover ações que valorizem e fortaleçam o gênero. Uma das movimentações mais recentes foi o lançamento do Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino que, em parceria com as federações nacionais, ofereceu capacitação de atletas, treinadoras, árbitras e gestoras.
Ídolo do basquete brasileiro, Janeth Arcain enxerga positivamente o início da construção de um ciclo no esporte feminino graças ao crescimento do número de atletas.
"É algo muito representativo, que vem demonstrando que a mulher está ocupando o espaço dela, porque tem realmente qualidade para isso. E quando acontece uma coisa dessas, é para ficar. Além disso, essa equidade é um indicativo do aumento das mulheres praticando esporte, o que antes não tinha incentivo. Agora, muitas meninas podem se espelhar e ver que elas também podem chegar onde essas atletas estão e, aí sim, continuar neste espaço de igualdade", pontuou Janeth.
Janeth estará presente na COB Expo para falar justamente sobre a presença das mulheres no esporte em um dos painéis da feira. Ela estará ao lado de Poliana Okimoto, Jaqueline Silva e Natália Falavigna no "Manda Brasa, Brasil".
O Comitê Olímpico do Brasil também oferecerá outros cursos voltados ao público feminino, com o objetivo de desenvolver a performance da atleta mulher e aumentar o número de gestoras no esporte.
Esse será um dos temas principais da COB Expo, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro. A feira terá a presença de grandes mulheres do esporte e do mundo corporativo brasileiro, como Anis Gloss - gerente de marketing Mormaii, Denise Mello - head de estratégia, branding e comunicação da Medley, e Mariana Miné - CEO da Confederação Brasileira de Rugby.
"Estamos caminhando, mas sabemos que ainda há diferença salarial tanto entre atletas mulheres quanto na gestão. É muito complicado, mas eu acho que a igualdade nesse sentido ainda vai acontecer gradativamente", comentou Janeth.
Veja os cursos COB Expo voltados à presença da mulher no esporte:
Performance da Atleta Mulher
Mulheres no Esporte 360
Manda Brasa, Brasil (palestrantes: Poliana Okimoto, Janeth, Jaqueline Silva e Natália Falavigna)
Paris 2024 - os Jogos da equidade
Desenvolvimento de treinadores e treinadoras
Sobre a COB Expo
Quando: 25 a 29 de setembro.
Newsletter
OLHAR OLÍMPICO
Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte. Toda segunda.
Quero receberOnde: Pro Magno - Centro de eventos em São Paulo (Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP, 02518-000).
Cursos: A partir de R$ 129,00.
Contatos: contato@cobexpo.com.br - (11) 3173-1500 e (11) 95494-1141.
Deixe seu comentário