Sampaio Basquete fura bolha e é o soberano do Nordeste
Atual campeão da LBF (Liga de Basquete Feminino) e dono de três títulos, o Sampaio Basquete é a equipe do Nordeste mais vitoriosa na elite entre esportes coletivos do Brasil nos últimos anos em modalidades acostumadas com campeões de outras regiões. E o clube maranhense mira mais uma conquista em 2023.
O UOL transmite todos os jogos da LBF ao vivo e com imagens.
A receita para o sucesso não é nova e muito menos inovadora. Investimentos e planejamento fizeram com que o Sampaio Basquete tenha três títulos em sete temporadas na LBF. E o clube maranhense quer mais, já que está disputando a final da atual temporada contra o Sesi Araraquara.
"Todo ano a gente faz uma análise do projeto, o que erramos e acertamos, independentemente do resultado final. E sempre querendo mais, sempre mirando o título. Temos um projeto sério, com uma torcida apaixonada e com o estado do Maranhão que abraçou o basquete feminino", diz Murilo Dias, presidente do Sampaio Basquete.
"O estado do Maranhão tem a Lei de incentivo ao esporte e cultura. A Equatorial Energia investe no Sampaio Basquete através dessa lei. Sem essa parceria entre o governo e a empresa privada nada disso seria realizado", completa Murilo Dias, que está à frente do projeto desde 2015.
Do atual elenco, quatro jogadoras, Érika, Alana, Tainá Paixão e Emanuely, foram campeãs com o Brasil na Copa América de 2023. Fora a estrela argentina Meli Gretter. "Hoje, o Sampaio Basquete adquiriu uma credibilidade muito grande, como time e projeto. Temos uma equipe completa, estrutura e salário em dia. As atletas que a gente procura contratar, geralmente, a gente tem sucesso", comenta o presidente.
Nem futebol, nem vôlei, mas esperança no handebol
Na elite atual do futebol brasileiro, Bahia e Fortaleza são os únicos representantes do Nordeste, que não conquista um título nacional desde 1988, quando o Bahia foi campeão. No feminino, nunca um time nordestino foi campeão — Bahia e Ceará são os únicos representantes na atual temporada.
Pela Superliga de vôlei, o Nordeste nunca teve um campeão nos dois naipes — na temporada passada, o Rede Cuca Vôlei, de Fortaleza, foi lanterna no masculino, enquanto o feminino não teve representantes.
Pelo NBB, a elite do basquete masculino, o Nordeste teve duas equipes, a Unifacisa, da Paraíba, e o Basquete Cearense. Novamente, nenhum time nordestino conquistou a competição.
No handebol, a Liga Nacional é separada por conferências de acordo com as regiões do país. O Nordeste tem um único time de destaque no cenário nacional: o Clube Português, de Recife (PE), campeão feminino em 2021 e vice no ano passado.
Será que vem o tetra?
Em sua quinta final de LBF, o Sampaio Basquete está encarando o Sesi Araraquara na série melhor de cinco jogos. Até aqui, uma vitória para cada lado, com Araraquara saindo na frente e o Sampaio buscando o empate. A terceira partida está marcada para hoje (23), às 21h (de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (Maranhão).
Deixe seu comentário