Após quatro anos, UFC retorna a São Paulo com revelações do MMA brasileiro

Em 4 de novembro, o UFC voltará a São Paulo pela primeira vez desde 2019. O maior campeonato de MMA do mundo terá seu segundo evento no Brasil em 2023, após passagem pelo Rio de Janeiro no primeiro mês do ano.

O que aconteceu

A liga vem divulgando ao longo dos últimos dias mais detalhes sobre o evento que acontecerá no Ginásio do Ibirapuera. A venda de ingressos para o público geral começa hoje (23), a partir das 10h (de Brasília), e o card já tem oito lutas confirmadas, todas com participação brasileira.

A luta principal da noite será entre o brasileiro Jailton Almeida e o norte-americano Curtis Blaydes, no peso-pesado. O baiano está invicto em dois anos de UFC e terá a oportunidade de subir ainda mais no ranking da categoria. O 'Malhadinho' atualmente é nono colocado e terá pela frente um rival no top-5.

Algumas das principais atrações do UFC São Paulo conversaram com a imprensa ontem (22), em evento promovido pela liga. O UOL foi conferir e traz mais detalhes sobre os lutadores Jailton Malhadinho, Caio Borralho e Vitor Petrino.

Malhadinho de olho em Jon Jones

Jailton Malhadinho celebra vitória contra Jairzinho Rozenstruik
Jailton Malhadinho celebra vitória contra Jairzinho Rozenstruik Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

O clima na sala de imprensa tornou evidente que as expectativas sobre o baiano de 32 anos são as mais altas possíveis. As perguntas já mencionam a possibilidade de Jailton lutar pelo cinturão dos pesados antes mesmo de passar por Blaydes, um rival mais experiente e que no momento está acima de Malhadinho no ranking.

A ascensão do brasileiro no UFC foi meteórica. Após se destacar no Contender Series em 2021, Malhadinho se tornou um dos principais lutadores da liga em menos de dois anos. O baiano transitou entre categorias até se firmar no peso-pesado, onde hoje é 9º no ranking.

Malhadinho encara as esperanças depositadas nele com tranquilidade.

Continua após a publicidade

Você vê que hoje eu luto no UFC e parece que estou lutando em casa, na academia. Não tem muita pressão para mim, não. Eu faço um trabalho psicológico muito bom Jailton Malhadinho

Até mesmo Dana White enxerga no brasileiro um futuro campeão. O presidente declarou em entrevista ao UOL em julho deste ano que Jailton Almeida "pode se tornar uma grande estrela" para a liga.

Ele (Dana White) viu que eu consegui trazer o público para mim. Quero fazer isso no dia 4. (...) Pode esperar que eu vou dar um show para a galera. Estou sendo testado agora, vou pegar o quinto colocado. O Dana White quer ver. Ele quer um cara que ganhe do Jon Jones. E eu vou ser esse cara Jailton Malhadinho

Ele quer que um brasileiro ganhe o cinturão. E está jogando as fichas em mim. Eu vou lá buscar esse cinturão Jailton Malhadinho

Um 'nerd' com ambição no UFC

Caio Borralho após luta contra Michal Oleksiejczuk
Caio Borralho após luta contra Michal Oleksiejczuk Imagem: Icon Sportswire/Icon Sportswire via Getty Images

Uma das promessas do MMA brasileiro, Caio Borralho enfrentará o uzbeque Nursultan Ruziboev no UFC São Paulo. O maranhense esperava um adversário ranqueado no peso-pesado, mas aceitou a oportunidade de lutar contra um rival menos experiente na liga. "Sou um cara da companhia", disse sobre o assunto.

Continua após a publicidade

Com quatro vitórias em quatro lutas no UFC, o brasileiro de 30 anos já pensa no topo do esporte. Borralho aposta que, depois de seu colega Jailton Malhadinho, será o quarto lutador oriundo do Contender Series a conquistar um cinturão no UFC, juntando-se a Jamahal Hill e Sean O'Malley.

Nunca pensei em entrar no UFC. Sempre entrei para ser campeão. Sempre foi o meu objetivo Caio Borralho

Caio quer conquistar o público brasileiro também pelo que faz fora do octógono. O lutador criou há menos de dois meses um canal no YouTube, mostrando seu cotidiano na academia Fighting Nerds, em São Paulo, e fazendo análises sobre UFC.

O UFC presta muita atenção nisso, nos seus números, na sua capacidade de interagir com os fãs e com a torcida. E também não dei um passo maior que a perna de fazer um canal no YouTube logo no início da carreira. Precisei me estruturar e me consolidar dentro da empresa Caio Borralho

Tenho pensado desde antes de entrar no UFC. As minhas tatuagens, a mensagem que elas passam, o porquê de serem em inglês, foi tudo muito pensado para estar na plataforma que do UFC e conversando com o mundo. Com o meu corpo, com a minha imagem, com o jeito que falo. Sempre me imaginei dando entrevistas Caio Borralho

O mais jovem dos meio-pesados

Vitor Petrino comemora vitória sobre Marcin Prachnio
Vitor Petrino comemora vitória sobre Marcin Prachnio Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC via Getty Images

Vitor Petrino é outra atração no UFC São Paulo, onde enfrentará o lituano Modestas Bukauskas. Esta será a terceira luta do mineiro neste ano, que busca encerrar sua temporada de estreia no UFC invicto.

Continua após a publicidade

Prestes a completar 26 anos, Petrino é o lutador mais jovem a competir na sua categoria. Ele chegou ao UFC após se destacar no Contender Series de 2022.

As vezes, você até desacredita, 'será que um dia vou chegar mesmo (no UFC)?'. Quando cheguei, vi que era o momento pelo qual esperei por toda a minha vida. Eu quero curtir isso o máximo possível Vitor Petrino

Petrino se define como um lutador que gosta de embates movimentados. Na vitória contra Anton Turkalj, sua estreia no UFC, a luta ganhou prêmio de melhor da noite.

Pode vir quem vier, vai ser porrada para todo mundo. (...) Para quem gosta de pancadaria, porrada, lutas em que o cara realmente se entrega... Quando eu entro ali, se o cara é bom de muay thai, quero ver o muay thai dele. Se o cara é bom de jiu-jítsu, quero ver o jiu-jítsu dele. Gosto de me desafiar, procurando o melhor do meu adversário. Toda luta minha vai ser brigada Vitor Petrino

Lutas confirmadas no UFC São Paulo

Luta Principal Peso-pesado: Curtis Blaydes x Jailton Malhadinho

Continua após a publicidade

Peso-palha: Angela Hill x Denise Gomes

Peso-pesado: Rodrigo Zé Colmeia x Don'Tale Mayes

Peso meio-pesado: Vitor Petrino x Modestas Bukauskas

Peso-médio: Caio Borralho x Nursultan Ruziboev

Peso-médio: Rodolfo Vieira x Armen Petrosyan

Peso meio-médio: Elizeu Capoeira x Rinat Fakhretdinov

Continua após a publicidade

Peso-leve: Elves Brener x Esteban Ribovics

Deixe seu comentário

Só para assinantes