Bia Haddad pega chave dura e estreia contra campeã de 2017 no US Open
Beatriz Haddad Maia, tenista número 1 do Brasil e 19 do mundo, não teve sorte na definição da chave do US Open. A paulista de 27 anos caiu em uma seção cheia de nomes fortes e vai estrear contra a americana Sloane Stephens, campeã do torneio americano em 2017 e atual número 30 do mundo.
Pelo ranking atual, Bia pode até ser considerada favorita para vencer na primeira rodada, mas a brasileira pode encontrar várias adversárias perigosas nas fases seguintes. Na terceira rodada, por exemplo, Bia pode encarar Karolina Muchova, décima do ranking e atual vice-campeã de Roland Garros. Brasileira e tcheca duelaram há pouco mais de uma semana, no WTA 1000 de Cincinnati, e Muchova levou a melhor em três sets: 6/7(3), 6/1 e 6/4.
Relacionadas
Se conseguir alcançar as oitavas, Bia pode encarar a grega Maria Sakkari, número 8 do mundo. Nas quartas, a favorita para encarar a brasileira é Elena Rybakina, quarta do ranking. E caso chegue à semi, Bia pegará quem vencer a seção encabeçada por Iga Swiatek, atual número 1 do mundo. Veja a chave completa aqui.
Tabu e só uma vitória depois de Wimbledon
Em uma chave tão dura, Bia pode ser considerada uma grande zebra já que, além de ter oponentes de talento no caminho, a paulista não teve grandes resultados em seus torneios de preparação para o US Open. Nos dois eventos que disputou, os fortes WTAs 1000 de Montreal e Cincinnati, a brasileira só venceu uma partida: sua estreia no Canadá, sobre a polonesa Magdalena Frech (#80 do mundo). Depois, foi eliminada do torneio pela canadense Leylah Fernandez (#88). No torneio seguinte, em Cincy, encontrou Muchova logo a primeira rodada e não avançou.
Além disso, para ir longe em Nova York este ano Bia precisará quebrar o tabu de jamais ter alcançado a terceira rodada do US Open. Em cinco participações, Haddad Maia acumula três derrotas no qualifying (2016, 2018 e 2021), uma queda na primeira rodada (2017) e uma eliminação na segunda fase (2022).
O US Open começa na próxima segunda-feira, e Bia estreará logo nesse primeiro dia, mas o horário de sua partida ainda não foi divulgado. ESPN, SporTV e Star+ mostram o torneio ao vivo.