Tricampeão mundial de jiu-jítsu é preso em SP acusado de roubos e estupros
Izabella Macedo e Renan Liskai
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
25/08/2023 11h19Atualizada em 25/08/2023 13h21
O tricampeão mundial de jiu-jítsu Erberth Santos e o também lutador André Pessoa foram presos ontem (24), na cidade de Boituva, interior de São Paulo. A dupla é suspeita de ter cometido roubos e estupros em Mato Grosso do Sul.
O que aconteceu
O UOL apurou que a dupla é suspeita de ter cometido dois crimes em Campo Grande e outra na cidade de Três Lagoas, que fica na divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O último dos casos, segundo a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, aconteceu na última quarta-feira (23), em Três Lagoas. A dupla teria ido até uma casa de prostituição, roubado celulares e dinheiro e estuprado uma mulher. Eles teriam usado uma faca e uma arma de fogo.
As vítimas do caso em Três Lagoas reconheceram a dupla por fotos. As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas.
Após os crimes, Erberth Santos e André Pessoa fugiram para São Paulo, mas foram presos pela Polícia Civil de Boituva em um pedágio na cidade.
Com eles, foram apreendidos R$ 3.230, 26 celulares e uma faca. A dupla, segundo apurou o UOL, permanecerá presa em São Paulo até que os juízes responsáveis pela investigação decidam pela transferência para Mato Grosso do Sul.
A Polícia Civil de Boituva, em apoio à Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, prendeu na noite desta quinta-feira (24) dois homens, de 29 e 31 anos, suspeitos de roubo e estupro ocorridos no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Segundo informações, os mesmos teriam cometido os crimes e fugiram para o estado de São Paulo. Os indiciados foram presos em um pedágio em Boituva, e com eles foram apreendidos R$3.230, 26 celulares e uma faca. Polícia Civil de Boituva, em nota enviado ao UOL
O UOL tenta encontrar os responsáveis pela defesa de Erberth Santos e André Pessoa. Caso se manifestem, o texto será atualizado.
Delegada fala sobre o caso
Em entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, a delegada Analu Ferras falou sobre como aconteciam os crimes praticados pela dupla.
Eles entravam em contato com as vítimas tentando marcar o programa e, quando chegavam no local, anunciavam o assalto, amarravam as vítimas, praticavam atos sexuais contra a vontade das vítimas, amordaçavam a boca delas. Praticavam o ato sexual contra elas com bastante violência.
Quem é Erberth Santos
Erberth Santos tem 29 anos e é natural do Maranhão. Ele é faixa preta de jiu-jítsu.
Ao longo da carreira, já conquistou três vezes o Campeonato Mundial da modalidade organizado pela IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro).
O atleta também venceu quatro vezes o Campeonato Brasileiro e é bicampeão pan-americano.