Tricampeão de jiu-jítsu preso em SP tem histórico de crimes e violência

Preso em flagrante ontem (24) em Boituva (SP), por suspeita de roubar e estuprar mulheres em Mato Grosso do Sul, Erberth Santos tem 29 anos e nasceu no Maranhão.

Tricampeão mundial pela CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo), o faixa-preta tem um histórico de crimes e atos violentos.

Em entrevista concedida ao programa "Globo Esporte" (TV Globo) em 2014, Santos falou sobre seus problemas com a Justiça durante a juventude. Ainda adolescente, ele foi apreendido algumas vezes por crimes como roubo de motos.

Essas primeiras apreensões aconteceram em Boa Vista, Roraima, para onde se mudou ainda criança e começou no jiu-jítsu aos nove anos. Na época, o lutador morava no bairro Calungá.

"A polícia já não queria mais saber. Tudo que acontecia no bairro a culpa era jogada para cima de mim, tudo que sumia no bairro eles iam logo atrás de mim. Quando sumia moto, eles iam na minha casa me procurar, era algo tenso. Foi então que disse para minha mãe que eu iria mudar de vida. Ela perguntou como eu iria mudar de vida se quase todo dia eu era preso, eu falei para ela que iria morar em Manaus, que iria embora", disse Erberth na entrevista.

Ele contou que tinha 15 anos quando foi morar na capital do Amazonas e passou a se dedicar integralmente às lutas - e teria deixado de se envolver em crimes.

Briga generalizada durante luta em 2019

Em fevereiro de 2019, Erberth Santos foi retirado dos rankings da IBJJF (Federação Internacional de Jiu-Jítsu) e da CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu após se envolver em uma briga generalizada durante uma luta na cidade de São Paulo.

Na ocasião, o maranhense deixou o tatame do evento BJJ Stars e partiu para cima da equipe de Felipe 'Preguiça', seu adversário, alegando ter ouvido ofensas racistas e xingamentos à sua mãe.

Continua após a publicidade

"Começaram a me chamar de 'macaco', 'preto safado', 'marginal', ofensas muito preconceituosas (...). Sei que minha atitude foi totalmente errada, mas, no calor do momento, não resisti", alegou o lutador após a confusão.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.