F1: Verstappen supera chuva, vence na Holanda e iguala recorde de Vettel

Largando na primeira posição, Max Verstappen (Red Bull) segurou a dianteira e garantiu a nona vitória consecutiva na temporada ao ganhar o GP da Holanda de F1.

O que aconteceu?

Fernando Alonso (Aston Martin), em segundo, e Pierre Gasly (Alpine), em terceiro, completaram o pódio.

Com a vitória no GP da Holanda, a nona consecutiva, Verstappen alcançou o recorde de Sebastian Vettel de maior sequência de vitórias — estabelecido em 2013. Antes do triunfo em casa, o holandês da Red Bull venceu nos Estados Unidos, em Mônaco, na Espanha, no Canadá, na Áustria, na Hungria, na Grã-Bretanha e na Bélgica.

A Fórmula 1 volta no próximo domingo (3 de setembro), às 10h (de Brasília), quando acontece o GP da Itália, no Circuito de Monza.

Curiosidade

O público esgotou os ingressos para todos os dias de Fórmula 1 em Zandvoort. A esmagadora maioria dos espectadores - 97% - usou meios de transporte sustentáveis para chegar ao circuito.

De acordo com a organização da prova, foram 45 mil ciclistas por dia. Um campo de futebol foi usado como estacionamento para as bicicletas.

Como foi a corrida

Max Verstappen largou bem e não foi ameaçado na dianteira. Mas a largada foi especialmente boa para Fernando Alonso, que ganhou duas posições e terminou a primeira volta em terceiro. No pelotão de trás, Valteri Bottas (Alfa Romeo) deixou o 18º lugar para ficar em 12º no fim da primeira volta.

Continua após a publicidade

A corrida mudou de cenário no início da segunda volta, quando uma chuva torrencial começou a cair em Zandvoort. Todos os carros foram chamados para os boxes para trocar os pneus. Os pilotos que foram antes acabaram premiados.

Os principais beneficiados com a mudança foram Sergio Pérez (Red Bull), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Pierre Gasly (Alpine), que assumiram as primeiras colocações após as paradas. Zhou e Gasly, no entanto, foram ultrapassados por Verstappen antes do fim da sétima volta.

Começou, então, a perseguição de Max Verstappen a Sergio Pérez. O mexicano chegou a ter uma vantagem de 13 segundos sobre o companheiro de equipe, mas viu o atual bicampeão do mundo reduzir a sua desvantagem a cada volta.

Verstappen reassumiu a liderança na 13ª volta, quando a Red Bull chamou seus pilotos aos boxes. O holandês, que parou primeiro, levou vantagem. Pérez voltou à pista em segundo, seguido de perto por Alonso.

Na 16ª volta, o safety car entrou no circuito, após acidente de Logan Sargeant. O piloto estadunidense da Williams, que já havia batido na classificação, tocou na zebra e rodou até se chocar com o muro. O carro de segurança só saiu da pista na 22ª volta.

A corrida seguiu relativamente tranquila até a volta 61, quando voltou a chover forte na Holanda. As equipes chamaram os carros para os boxes e houve muitas trocas de posições.

Continua após a publicidade

Com a pista muito molhada, Pérez rodou e perdeu a posição para Alonso. Na sequência, o mexicano foi para os boxes e não voltou.

Após um acidente com Guanyu Zhou (Alfa Romeo), na volta 62, a direção da prova interrompeu a corrida. Os pilotos se dirigiram aos boxes e deixaram os carros durante a pausa, aguardando a próxima decisão dos diretores de prova - a relargada ou o encerramento da corrida.

Depois de mais de 40 minutos de interrupção, a direção da prova optou pela relargada com safety car. Com a pista ainda muito molhada, as posições foram mantidas.

Pérez voltou à pista em terceiro lugar e ficou nesta posição até o fim da prova, mas foi punido com cinco segundos por violar o limite de velocidade dos boxes. Gasly, então, ganhou a posição do mexicano, herdando o pódio.

Classificação do mundial

Com a vitória de hoje, Max Verstappen chegou a 339 pontos no Mundial de pilotos. Sergio Pérez continua na segunda colocação, agora com 201 pontos.

Continua após a publicidade

Fernando Alonso, que somou 19 pontos - ele fez a volta mais rápida - agora tem 168 pontos. A vantagem sobre Lewis Hamilton, o quarto do Mundial, que era de um ponto antes da corrida, agora é de 12 pontos.

Veja como ficou a classificação do GP da Holanda:

  1. Max Verstappen (Red Bull)
  2. Fernando Alonso (Aston Martin)
  3. Pierre Gasly (Alpine)
  4. Sergio Pérez (Red Bull)
  5. Carlos Sainz (Ferrari)
  6. Lewis Hamilton (Mercedes)
  7. Lando Norris (McLaren)
  8. Alex Albon (Williams)
  9. Oscar Piastri (McLaren)
  10. Esteban Ocon (Alpine)
  11. Lance Stroll (Aston Martin)
  12. Nico Hulkenberg (Haas)
  13. Liam Lawson (AlphaTauri)
  14. Kevin Magnussen (Haas)
  15. Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
  16. Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
  17. George Russell (Mercedes) - não completou
  18. Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - não completou
  19. Charles Leclerc (Ferrari) - não completou
  20. Logan Sargeant (Williams) - não completou

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • Ao contrário do publicado na classificação, Sergio Pérez terminou na quarta colocação, e não na terceira. Além disso, os pilotos Guanyu Zhou e Valteri Bottas são da Alfa Romeu, e não na Haas. As informações foram corrigidas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes