Topo

Celeiro de estrelas do esporte, Jogos da Juventude trazem novidades

Mayra Aguiar se sagrou tricampeã mundial de judô Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

28/08/2023 21h45

Os Jogos da Juventude serão realizados de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto, com a participação de mais de 4 mil atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 Unidades Federativas do país.

Grandes nomes do esporte brasileiro já disputaram a competição, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesa-tenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.

Novidades nos Jogos da Juventude

O evento contará com 18 modalidades esportivas, incluindo novidades como águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo.

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) é responsável pela organização dos Jogos da Juventude e conta com cerca de 1.200 profissionais e voluntários envolvidos na organização, incluindo colaboradores do COB, do Comitê Organizador e da prefeitura de Ribeirão Preto.

Os Jogos da Juventude são organizados desde 2000 pelo COB como forma de oferecer suporte para as modalidades olímpicas através da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.

Educação e esporte

Além das competições esportivas, os Jogos da Juventude oferecem ações educativas e culturais, como o Programa Transforma, que envolverá 900 crianças de escolas públicas da região.

O COB enviará profissionais de equipes multidisciplinares para prestar suporte aos jovens atletas, incluindo uma equipe de preparação mental formada por psicólogos e coaches.

Números do evento

O programa de voluntários recebeu mais de 900 inscrições e cerca de 300 participarão dos Jogos.

Ao longo do evento, serão servidas cerca de 60 mil refeições no refeitório com capacidade para 800 pessoas simultaneamente.

Foram confeccionadas 1.499 medalhas de premiação oficial, sendo 474 de ouro, 474 de prata e 551 de bronze, além de uma cota extra para substituição ou reposição e outras 90 para autoridades, chefes de delegação e embaixadores.

As competições serão realizadas em 17 instalações esportivas da cidade.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Celeiro de estrelas do esporte, Jogos da Juventude trazem novidades - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte