Felipe Meligeni vence estreia no US Open 21 anos após última vitória do tio

Em seu primeiro jogo na carreira na chave principal de um slam, Felipe Meligeni mostrou solidez e maturidade e saiu de quadra vitorioso. Por 6/4, 7/6(11) e 6/3, em 2h15min, o brasileiro de 25 anos, atual número 168 do mundo, derrotou o australiano James Duckworth (#111) e voltou a colocar seu sobrenome na segunda rodada do US Open 21 anos depois do último triunfo de seu tio, Fernando Meligeni, no torneio.

Fernando, que atualmente é palestrante e comentarista da ESPN, despediu-se das quadras em 2003, mas sua última vitória nas simples em um slam aconteceu no US Open de 2002, diante do argentino Agustín Calleri. Então número 60 do mundo, Fininho venceu por 3/6, 7/6(5), 6/4 e 6/3. Na fase seguinte, foi superado pelo espanhol Tommy Robredo em cinco sets.

Felipe vai encontrar na segunda rodada deste US Open o vencedor do jogo entre o croata Borna Coric e o argentino Sebastian Báez. Ambos vêm em bom momento. Coric é o atual #23 do mundo e fez uma ótima campanha no ATP 250 de Winston-Salem, onde parou nas semifinais. Seu algoz no evento foi o próprio Báez, que terminou a semana com o título do torneio. Eles duelam ainda nesta terça-feira.

Os momentos-chave

A quebra que decidiu o primeiro set veio no sétimo game. Depois de uma direita vencedora de Meligeni, Duckworth cometeu três erros não forçados e perdeu seu game de saque.

O segundo set foi equilibrado e sem quebras até que um nervoso tie-break decidiu a favor de Meligeni, que foi melhor na reta final. Duckworth chegou a abrir vantagem e sacou em 5/2, mas cometeu seguidos erros e deixou que brasileiro encostasse. Felipe salvou três set points antes de fechar a parcial ao converter seu quinto set point: 7/6(11).

O terceiro set começou com altos e baixos de ambos tenistas e, depois de três quebras de saque, Felipe abriu 4/2, mas viu-se sacando em 0/40. O brasileiro, contudo, salvou os três break points, confirmou o serviço e deixou o placar em 5/2/ Duckworth não ameaçou mais.

Em números

Meligeni terminou a partida com 20 aces contra apenas sete de Duckworth.

Continua após a publicidade

O brasileiro terminou a partida com 42 winners e 31 erros não forçados, contra 24 e 34 do australiano, respectivamente.

Duckworth teve suas chances em todas as parciais, mas Meligeni foi muito superior nos pontos importantes. Dos oito break points que teve a seu favor, Felipe converteu três. O australiano teve até mais chances de quebra (11), mas só converteu uma.

.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.