Campeão inédito ou domínio: Araraquara e Sampaio decidem hoje título da LBF
Colaboração para o UOL, em São Paulo
31/08/2023 04h00
Após seis meses de disputas, a LBF (Liga de Basquete Feminino) irá coroar seu mais novo campeão hoje. Sesi Araraquara, novato em finais, e Sampaio Basquete, o multicampeão, medem forças na decisiva quinta partida da série final, que está empatada por 2 a 2.
O UOL transmite o jogo 5 da final da LBF ao vivo e com imagens.
O jogo do título será realizado em Araraquara, às 21h (de Brasília), no ginásio Gigantão. O time da casa tem a vantagem de decidir a LBF em casa por ter feito a melhor campanha na fase de classificação. A equipe maranhense foi a segunda melhor.
Esta é a primeira final de LBF para o Sesi Araraquara, que, consequentemente, busca o título inédito. Do outro lado, o Sampaio é o atual campeão e vai atrás do tetra na competição nacional. Se ganhar, o time do Maranhão vai se tornar o maior campeão ao lado do Americana-SP, que venceu a liga quatro vezes, a última delas na temporada 2016-2017, com o nome de Corinthians/Americana.
Tudo igual
Abrindo a série final, o Sesi Araraquara, em casa, começou atrás no placar, mas virou ainda no 1º período e abriu larga vantagem no decorrer da partida. O Sampaio armou uma reação nos minutos finais, mas as mandantes seguraram e saíram na frente, com a ala Vitória Marcelino sendo o destaque.
A segunda partida, também em Araraquara, foi toda do time do Maranhão, que liderou do começo ao fim. A argentina Meli Gretter foi a melhor jogadora e a grande responsável por igualar a série em 1 a 1.
Em São Luís, no Maranhão, a equipe paulista voltou a ficar em vantagem na série. No jogo 3, Araraquara só ficou em desvantagem no placar no início da partida, mas depois deslanchou no placar, com outra grande atuação da ala Vitória Marcelino, eleita MVP pela segunda vez na final da LBF.
Na partida que valia a sobrevivência, o Sampaio deu show. Diante do seu torcedor, Tainá Paixão acertou cinco bolas de três pontos, foi eleita a melhor da partida e o Sampaio meteu quase 30 pontos de vantagem para igualar a série em 2 a 2.
Olho nelas!
Nada menos do que oito atletas que foram campeãs com a seleção brasileira na Copa América estarão em quadra na disputa da final da LBF. Aline Moura, Sossô e Débora Costa pelo Sesi Araraquara, enquanto Érika, Emanuely, Tainá Paixão, Alana e Rapha Monteiro pelo Sampaio. Fora que o Sampaio ainda tem a armadora Meli Gretter, titular da seleção argentina.
E Araraquara ainda tem a ala Vitória Marcelino, que foi eleita duas vezes a MVP das finais da LBF e vem com tudo para completar a trinca. Do lado do Sampaio, Patty Teixeira, que também já defendeu a seleção brasileira, é outra que pode surpreender.
Números
Na atual temporada, Araraquara e Sampaio se enfrentaram seis vezes, com o time paulista em vantagem com quatro vitórias e duas derrotas. Na história da LBF, Araraquara também leva a vantagem, somando oito triunfos em 12 jogos.
Por outro lado, Sampaio tem muita mais experiência em finais, somando 13 vitórias em 18 jogos, e não à toa já tem três títulos. Contudo, em 11 séries finais, apenas três vezes o time que saiu atrás conseguiu a virada e foi campeão.