Alcaraz oscila, mas brilha quando precisa e vai às oitavas no US Open

No primeiro set, Carlos Alcaraz venceu os quatro primeiros games. No segundo, saiu de 0/2 para 4/2. Mais tarde, fez uma passada milagrosa para conseguir a vantagem definitiva no quarto set. Não foi uma atuação impecável do começo ao fim, mas uma apresentação com sequências espetaculares que deu ao número 1 do mundo a vitória sobre o britânico Dan Evans (#28, 33 anos) neste sábado, no Estádio Arthur Ashe, e uma vaga nas oitavas de final do US Open. O placar final registrou parciais de 6/2, 6/3, 4/6 e 6/3.

Aos 20 anos de idade, Alcaraz é o cabeça de chave #1 mais jovem da história do torneio nova-iorquino e alcança a quarta rodada pela quarta vez na carreira. Na missão para defender seu título, seu próximo obstáculo será o italiano Matteo Arnaldi (#61), que disputa a chave principal do US Open pela primeira vez na carreira. Ele avançou às oitavas ao derrotar o britânico Cameron Norrie (#16) neste sábado, na Quadra 17, por 6/3, 6/4 e 6/3.

Os momentos-chave

O começo de Alcaraz foi fulminante, pressionando o serviço de Evans e obtendo duas quebras de saque. Quando o britânico saiu do zero, o placar já mostrava 4/1 para o número 1, que manteve a vantagem e fechou a parcial por 6/2.

Evans conseguiu quebrar o saque de Alcaraz e abrir 2/0 no segundo set, mas novamente o espanhol venceu quatro games seguidos e tomou controle da parcial. Pouco depois, com uma terceira quebra de saque, Carlitos fez 6/3.

O britânico foi o primeiro a quebrar também no terceiro set, quando encaixou duas devoluções excelentes e converteu o break point com uma linda passada de esquerda na paralela. Em seguida, Evans salvou dois break points e abriu 5/3. O veterano fez 6/4 e forçou o quarto set.

Depois de um começo de parcial equilibrado, Alcaraz finalmente conseguiu uma chance de quebra no sexto game e não desperdiçou a chance, vencendo o ponto com uma passada espetacular de direita após duas defesas milagrosas. Depois, foi só manter a vantagem até o fim.

Em números

Alcaraz terminou o primeiro set com 14 winners, contra apenas quatro de Evans, que não conseguiu se colocar em posição para atacar o espanhol com frequência. Carlitos também foi incrivelmente eficiente junto à rede, ganhando 15 de 16 pontos quando subiu.

Continua após a publicidade

Na segunda parcial, o número 1 esteve muito mal com o saque e encaixou apenas 35% de primeiros serviços, mas compensou ganhando 60% dos pontos com o segundo saque. Alcaraz novamente também fez mais winners (8 a 5) e errou muito menos do que Evans (5 a 14).

Evans cometeu apenas um erro não forçado em todo o terceiro set e disparou dez winners.

Deixe seu comentário

Só para assinantes