Ostapenko derruba Iga da liderança do ranking e vai às quartas no US Open

Três encontros, três vitórias de Jelena Ostapenko. Este era o histórico de confrontos diretos da atual número 1 do mundo, Iga Swiatek, com a letã, campeã de Roland Garros/2017, até a noite deste domingo. Pois a freguesia continuou. Com seu tênis agressivo, Ostapenko voltou a tirar a rival do sério e, de virada, fez 3/6, 6/3 e 6/1 para avançar às quartas de final do US Open.

O resultado também garante que Iga perderá o posto de número 1 do mundo no dia 11 de setembro, quando a WTA atualizar seu ranking. A polonesa de 22 anos precisava defender seu título em Nova York ou, no mínimo, avançar uma rodada a mais do que Aryna Sabalenka, a atual número 2 do circuito feminino. Com a queda de Iga, a bielorrussa assumirá a ponta pela primeira vez na carreira.

Como aconteceu

Ostapenko entrou em quadra mais agressiva e mais precisa. Logo, conseguiu uma quebra já no primeiro game de saque de Iga. A letã, contudo, não foi capaz de manter a vantagem e perdeu seu serviço logo em seguida. Depois disso, o jogo ficou equilibrado, com a número 1 também adotando uma postura ofensiva. No sexto game, Iga foi recompensada com outra quebra, que veio com uma direita vencedora. Depois disso, a polonesa manteve a vantagem até fazer 6/3 na parcial.

O segundo set começou como o primeiro: uma quebra de Ostapenko e erros de Swiatek. A letã manteve a vantagem até o sétimo game, quando seu tênis alto risco cobrou o preço: após duas duplas faltas e um erro não forçado, Ostapenko viu Iga disparar um winner e devolver a quebra. A número 1, entretanto, nem chegou a empatar o placar. No game seguinte, cometeu erros não forçados, uma dupla falta e foi quebrada outra vez. A letã, então, aproveitou. Escapou de um break point quando Iga errou uma devolução de segundo saque e, pouco depois, devolveu o 6/3 do set anterior.

Quando a parcial decisiva começou, Ostapenko era, com folga, a melhor tenista em quadra. Claramente incomodada com o jogo da rival, Swiatek passou a errar mais e, assim, foi quebrada duas vezes logo no começo do set. Ostapenko abriu 3/0 e não olhou mais para trás.

E agora?

Classificada para as quartas de final, Ostapenko vai enfrentar na quarta-feira a americana Coco Gauff, número 6 do ranking. Campeã do WTA 1000 de Cincinnati antes do US Open, Coco vem em uma sequência de nove vitórias. Ela e Ostapenko se enfrentaram duas vezes no circuito, com uma vitória para cada.

Deixe seu comentário

Só para assinantes