Djokovic se irrita com torcida, mas domina Fritz e volta à semi no US Open

Em sete confrontos, o americano Taylor Fritz, atual número 9 do mundo, só havia conseguido tirar dois sets de Novak Djokovic até hoje. O duelo desta terça, válido pelas quartas de final do US Open, não foi muito diferente, a não ser por um breve momento em que o veterano de 36 anos perdeu a paciência com a torcida da casa no Estádio Arthur Ashe. No fim, Nole abafou um esboço de reação do freguês e, por 6/1, 6/4 e 6/4 carimbou seu lugar nas semifinais do torneio nova-iorquino pela 13ª vez na carreira.

Em números

Atual número 2 do mundo e maior campeão de slams em simples da história do tênis masculino, Djokovic nunca perdeu para um tenista da casa no US Open e aumentou um conjunto de sequências impressionantes com mais este triunfo sobre Taylor Fritz:

  • 30 vitórias seguidas sobre tenistas dos Estados Unidos
  • 13 vitórias seguidas sobre tenistas dos EUA em torneios do Grand Slam
  • 12 vitórias seguidas nas quartas de final do US Open
  • 11 vitórias seguidas sobre tenistas dos EUA no US Open
  • 9 vitórias seguidas em quadras duras nesta temporada

Como aconteceu

Fritz, que só teve seu saque quebrado uma vez em todo o torneio, perdeu logo dois games de serviço nos dois primeiros games desta terça. O americano ainda teve chances de equilibrar porque Djokovic teve altos e baixos em seu saque, mas o sérvio confirmou no quarto game, abriu 3/1 e disparou na frente até fazer 6/1.

O tenista da casa não conseguia levar vantagem consistentemente do fundo de quadra, e seu saque não incomodava o sérvio como o necessário. Assim, o #2 do mundo seguiu soberano, quebrando Fritz no terceiro game e salvando quatro break points no quarto. Depois disso, Nole só perdeu um ponto com seu serviço até fechar o set em 6/4.


No terceiro set, Fritz finalmente manteve seu serviço no começo e conseguiu colocar alguma pressão sobre Djokovic. Quando obteve dois break points (15/40) no sexto game, Taylor empolgou a torcida americana, que passou a fazer mais barulho. Pois Nole salvou os dois, inclusive com uma esquerda na linha em um dos pontos, e gritou de volta para o público. Mais motivado, o veterano quebrou o saque de Fritz em seguida e saiu comemorando estufando o peito e olhando para a torcida.

Continua após a publicidade

O público seguiu fazendo barulho - inclusive com gritos entre os pontos - até que irritou de fato Djokovic. O sérvio, então, cometeu um par de erros e cedeu a quebra, o que deixou o placar em 4/4. Fritz, contudo, não aproveitou. Cometeu erros feios e perdeu o serviço mais uma vez. Era o que o veterano precisava para fechar a conta pouco depois.

E agora?

O próximo adversário de Djokovic em Nova York será outro americano: quem vencer o duelo desta noite entre o número 10 do mundo, Frances Tiafoe, e a jovem promessa Ben Shelton, de 20 anos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes