Brasil vence o Irã e é campeão invicto da Copa das Nações de futsal
Colaboração para o UOL, em Maceió
17/09/2023 11h38
O Brasil é campeão invicto da Copa das Nações de futsal 2023. Com tranquilidade, a seleção bateu o Irã por 4 a 2, na manhã de hoje (17), na Arena Sorocaba, no interior de São Paulo, pela final da competição.
O que aconteceu
Pito (2), Rafa Santos e Matheus marcaram os gols da seleção brasileira, enquanto Saeed Ahmad Abbasi e Mojtaba foram os autores dos gols iranianos.
O torneio serviu de preparação para a Copa do Mundo de 2024. O mundial está agendado para 14 de setembro a 6 de outubro no Uzbequistão.
O terceiro lugar ficou com o Paraguai. A equipe sul-americana venceu o Japão por 7 a 3.
Seis equipes participaram do torneio: Brasil, Japão, Arábia Saudita, Irã, Paraguai e Colômbia.
Como foi o jogo
Primeiro tempo começa com muitas faltas. A primeira etapa foi difícil e marcada por trocas de oportunidades e faltas para as equipes (5 x 6). Mesmo o Irã "respeitando" o Brasil em alguns momentos, a equipe não se fechou na retranca e tentou aproveitar ao máximo as oportunidades que surgiram de faltas e contra-ataques rápidos.
Brasil vai para o intervalo na frente. Brasil priorizou um jogo mais fechado e focado no toque de bola próximo, além da pressão constante da dobradinha entre Matheus e Marlon, o que resultou na abertura do placar com Pito. O Irã igualou o marcador logo em seguida, mas Pito marcou novamente logo em seguida, encerrando o primeiro tempo em 2 a 1.
Segundo tempo mais tranquilo. No segundo tempo, o Irã demonstrou um jogo mais solto, adquirindo maior posse de bola e pressionando o Brasil, o que dificultou a progressão dos jogadores brasileiros e suas investidas no ataque. No entanto, não demorou muito para as primeiras oportunidades surgirem e Rafa e Matheus ampliarem o placar.
Caminho até a final
O Brasil se classificou para a final ao golear o Paraguai por 6 a 2, na manhã de ontem (16), na Arena Sorocaba, pela semifinal da competição
A equipe nacional conquistou o título após chegar à decisão com 100% de aproveitamento, após derrotar também o Japão (2 a 0) e a Arábia Saudita (3 a 0), na fase de grupos.