Reclamação de Verstappen e estratégia de Sainz: frases do GP de Singapura
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
18/09/2023 04h00
O GP de Singapura trouxe novos ares na temporada 2023 de Fórmula 1. Carlos Sainz, da Ferrari, venceu a etapa e quebrou uma sequência de 11 vitórias consecutivas de Verstappen, da Red Bull.
Abaixo, o UOL traz as melhores frases dos pilotos e de suas equipes em uma corrida bastante emocionante e atípica.
Agradecimentos de Sainz
Que sensação incrível. Foi um fim de semana complicado, mas fizemos o certo. Quero agradecer à Ferrari por essa volta por cima depois de um início de temporada bastante complicado. Tenho certeza de que todos na equipe e na Itália estão muito felizes com esse primeiro lugar.
vibrou Sainz, após o GP de Singapura
Sainz também explicou como administrou a liderança na reta final para segurar as investidas da Mercedes, com Russell e Hamilton, enquanto Norris estava na cola.
Sabia que seria difícil com pneus duros e com o desgaste no final. Mas funcionou perfeitamente. Eu não queria dar a Russell uma oportunidade de safety car e pneus médios. Ajudamos Norris com a oportunidade de DRS, isso era importante. Eu me senti no controle, senti que tinha espaço livre e poderia administrar isso bem.
explicou o piloto, que venceu pela primeira vez na temporada
Pressão nas Ferraris
O piloto da Mercedes, Russell, esteve disputando a liderança - ou, pelo menos, um lugar no pódio. Ele solicitava instruções da equipe, que dizia para ele tentar pressionar Sainz e Leclerc, que eram 1º e 2º respectivamente no começo da prova.
Me passem qual é a nossa melhor chance de vencer esta corrida e o que eu preciso fazer.
perguntou Russell.
Precisamos manter essa pressão sobre as Ferraris...
respondeu o engenheiro da escuderia.
Verstappen com dificuldades
Largando fora dos dez primeiros, o holandês da Red Bull iniciou com pneus duros e teve problemas depois que o safety car entrou em ação na volta 20. Max não seguiu o exemplo dos outros pilotos e não realizou a troca dos calçados, sendo engolido por Hamilton e Norris em seguida.
É como dirigir no gelo.
queixou-se Verstappen, no rádio da equipe, após ser ultrapassado
Estava correndo razoavelmente bem até aquele safety car. Depois disso, todos já com pneus novos foram muito mais rápidos, então não tive chance.
acrescentou ele, ao fim do GP
Hamilton fala sobre batida de Russell
Terceiro colocado, Hamilton parabenizou Sainz (1º) e Norris (2º) e disse que sentiu muito pela batida de seu parceiro de Mercedes, que estava indo bem na corrida, mas acabou se chocando com o muro na última volta da prova.
Parabéns ao Carlos e ao Lando hoje, a estratégia deles funcionou. Tentamos correr hoje com a estratégia de preservação dos pneus. [Sobre a batida de Russell] Senti como se fosse uma parada dupla. Foi uma pena a primeira curva, mas mantive a cabeça focada e pressionando. "É lamentável para George, porque estávamos pressionando muito e os pneus estavam muito quentes. Mas eu sei que ele vai se recuperar. Ele foi fenomenal durante todo o fim de semana.
disse o heptacampeão, depois da corrida
Norris agradece "ajuda" de Sainz
Em determinado momento, Norris praticamente disse adeus à chance de vitória, mas para garantir um lugar no pódio ele abriu asa e se defendeu das Mercedes que vinham atrás. Isso porque Sainz deixou o competidor da McLaren em sua zona de DRS.
Carlos foi generoso tentando me ajudar a conseguir o DRS. Isso impulsionou minha corrida e também beneficiou a ele. [Sobre a batida de Russell] Bati no mesmo lugar, fiz a mesma coisa. No caso dele, foi ainda pior. Sinto muito, pois ele lutou bastante e era o mais rápido hoje.
comentou Norris.
Estamos esperando para ver quem faz cada movimento e quando. Os pneus estão bons. Todos vão ver até onde conseguem ir.
mensagem do CEO da McLaren para Norris durante a prova
Toto Wolff lamenta incidente de Russell
Por pouco, a Mercedes não emplacou dois nomes no top 5 em Marina Bay. O diretor Toto Wolff falou sobre isso após a prova, mas, de qualquer forma, parabenizou Hamilton pelo pódio e acrescentou que Russell também merecia estar entre os três.
É ótimo que Lewis esteja no pódio, e é uma pena para George. Hoje perdemos 20 pontos para a Ferrari. Poderia ter sido um bom terceiro e quarto. É uma pena porque Russell merecia um pódio.
falou à imprensa o austríaco.