Jogadoras do Brasil homenageiam Walewska antes de derrota no pré-Olímpico

Em luto pela morte de Walewska, que faleceu ontem (21), aos 43 anos, em São Paulo, a seleção brasileira feminina de vôlei perdeu para a Turquia, por três sets a zero, na madrugada de hoje (22), pelo Pré-Olímpico.

Homenagens na partida

As jogadoras da seleção brasileira entraram em quadra de mãos dadas puxadas pela capitã Gabi Guimarães.

Todas as atletas do Brasil usaram uma faixa com "W #1", em referência à inicial do nome da ex-jogadora e o número utilizado por ela na seleção brasileira e nos clubes.

Durante o protocolo inicial da partida, 30 segundos de silêncio foram respeitados no ginásio, em Tóquio. A homenagem aconteceu ainda antes da execução dos hinos nacionais.

Jogadoras da seleção brasileira entraram de mãos dadas no jogo contra a Turquia, pelo Pré-Olímpico de vôlei, após morte de Walewska
Jogadoras da seleção brasileira entraram de mãos dadas no jogo contra a Turquia, pelo Pré-Olímpico de vôlei, após morte de Walewska Imagem: Divulgação/Volleyballworld

Morte de Walewska

Walewska Oliveira faleceu na noite de ontem (21). A informação foi confirmada pelo UOL com Margareth Signorelli, terapeuta que trabalhava com Wal na Olympic Mind, e com pessoas próximas à família.

A ex-atleta estava em São Paulo para divulgação de sua biografia. Além disso, ela lançaria uma linha de chocolates saudáveis.

No Boletim de Ocorrência, a gestora do prédio diz que a campeã olímpica de vôlei caiu do 17º andar de um prédio na região do bairro Jardins, em São Paulo. Uma unidade de resgate tentou reanimar a ex-jogadora, mas foi constatado a morte no local.

Continua após a publicidade

Aposentada do vôlei desde o ano passado, Walewska faturou o ouro olímpico em Pequim-2008. Antes, ela fez parte do elenco brasileiro que foi bronze em Sydney-2000.

Ela também fez história atuando pelo Praia Clube, onde chegou a ter o seu número de camisa aposentado pela equipe.

Brasil perde e se complica no Pré-Olímpico

Com a bola no ar, o Brasil lutou, mas não conseguiu evitar sua primeira derrota no Pré-Olímpico.

No primeiro set, o jogo começou equilibrado, com as duas seleções alternando o placar. Entretanto, a Turquia conseguiu encaixar uma sequência de três pontos na reta final da parcial e, depois, apenas administrou. As europeias fecharam a parcial em 25/21.

O segundo set foi o que o Brasil mais competiu com as adversárias. A seleção chegou a abrir vantagem de quatro pontos no começo, as turcas viraram e chegaram a ficar com um 24/19 no placar. As brasileiras salvaram cinco set points, mas não conseguiram virar. A parcial foi fechada em 29/27 para as europeias.

Continua após a publicidade

O terceiro e derradeiro set começou com equilíbrio, mas duas sequências de quatro pontos das turcas deixaram a seleção brasileira em larga desvantagem, que foi administrada pelas rivais. A Turquia fechou o jogo com uma parcial de 25/19.

Com o resultado, a seleção brasileira segue com 11 pontos na tabela e ocupa o terceiro lugar da chave. A Turquia lidera, com 15, e o Japão vem no segundo lugar, com 12, mas ainda joga hoje (22) contra a Bélgica.

Mesmo em situação delicada, o Brasil ainda tem chances de se classificar às Olimpíadas. A seleção ainda joga contra Bélgica e Japão e, se vencer os dois jogos pode ir à Paris. Rivais diretos, Japão e Turquia ainda se enfrentam.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.