Futsal: Corinthians x Magnus tem finais com briga, abandono e lesão de juiz
Colaboração para o UOL, em São Paulo
27/09/2023 04h00
Corinthians e Magnus Futsal começam a decidir hoje (27) o Campeonato Paulista de Futsal, com transmissão ao vivo do UOL, a partir das 20h (horário de Brasília). O primeiro jogo será no Ginásio Wlamir Marques, casa do Timão, enquanto o segundo será no dia 1º de outubro, em Sorocaba.
A final da competição será mais um capítulo da enorme rivalidade que se formou nos últimos anos entre as duas equipes, muito por conta das várias decisões entre elas.
Desde 2014, ano da fundação do projeto do futsal de Sorocaba, já houve oito finais entre os times. E já aconteceu muita coisa nesses confrontos.
Gol polêmico e briga
Na final da Liga Paulista de 2017, não faltou confusão, dentro e fora de quadra. Na prorrogação do segundo jogo, Leandro Lino, do Magnus, fez um gol com o cronômetro já zerado no fim do primeiro tempo.
A arbitragem validou o gol alegando que a sirene não havia tocado, e que ainda havia décimos de segundos a serem jogados. O lance gerou revolta de toda a delegação do Corinthians.
Depois, houve mais confusão em quadra, com as expulsões de Neto e Vander Carioca. O entrevero desencadeou uma briga generalizada entre as torcidas e o jogo foi paralisado, sendo retomado posteriormente, com o Magnus sagrando-se campeão.
Despedida de Falcão e lesão de árbitro
A final da Liga Paulista de 2018 marcou o último jogo oficial de Falcão, o maior jogador de todos os tempos de futsal. Ele fez o possível, mas não conseguiu impedir o título do Corinthians.
Após o título, os torcedores do Timão invadiram a quadra, muitos deles inclusive para tietar Falcão, causando tumulto, o que atrasou muito a premiação e as homenagens que seriam feitas ao camisa 12 após a partida.
Antes, ainda durante o jogo, houve uma situação insólita: um dos árbitros foi atingido por um atleta e rompeu os ligamentos do joelho.
Como não havia um árbitro reserva, foi necessário esperar a chegada de outro, que estava longe, ao ginásio. Ele foi recebido com muitos aplausos, já que a espera foi de mais de uma hora.
Do início do jogo, que teve prorrogação, ao fim da premiação, foram cerca de quatro horas.
Briga e abandono de quadra
A final da Liga Paulista de 2019 também foi marcada por muitos problemas e confusão. Tanto que o Corinthians foi campeão após o Sorocaba abandonar a quadra no meio da disputa.
Renatinho, do Corinthians, e Titi, do Sorocaba, se estranharam durante a partida, que estava 0 a 0. Isso deu início a uma confusão generalizada entre jogadores e membros das comissões técnicas.
Os dois foram expulsos. Na saída para o vestiário, Renatinho empurrou Titi, retomando a briga, que também envolveu seguranças do Corinthians.
Após isso, os atletas do Sorocaba foram ao vestiário, alegando não se sentirem seguros para seguir a partida, e decidiram não voltar à quadra.
Depois de cerca de meia hora de paralisação, a organização da Liga Paulista decretou o Corinthians como campeão.
Retrospecto
A final do Campeonato Paulista de 2023 será a nona decisão entre Corinthians e Magnus. O retrospecto é favorável ao Timão.
A equipe levou a melhor nas Ligas Paulista de 2016, 2018 e 2019, na Liga Nacional de 2016 e no Campeonato Paulista de 2022.
Já o Magnus foi campeão em cima do rival na Liga Paulista de 2017, no Campeonato Paulista de 2021 e na Liga Nacional de 2020.