Verstappen garante tricampeonato da F1 na sprint e iguala títulos de Senna
Nicholas Ornelas Barbosa
Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)
07/10/2023 15h11
Antes mesmo da corrida oficial do Grande Prêmio do Qatar, Max Verstappen garantiu o título da Fórmula 1 de 2023. O piloto da Red Bull ficou em segundo lugar na sprint race, que foi vencida por Oscar Piastri.
Com o resultado, Verstappen conquistou o tricampeonato mundial com antecedência e igualou os títulos de Ayrton Senna. O brasileiro foi campeão em 1988, 1990 e 1991, enquanto o holandês vem de três taças em sequência (2021, 2022 e 2023).
Ainda faltam cinco etapas, além da prova deste domingo (8), para o fim da temporada 2023 da categoria.
Verstappen também se junta a outros quatro pilotos que levaram o tri de maneira consecutiva: Juan Manoel Fangio, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton.
Companheiro de Red Bull, Sergio Pérez se acidentou no decorrer da sprint e antecipou ainda mais o título de Verstappen. O mexicano colidiu com Ocon na 11ª volta.
O holandês precisava apenas de três pontos - ou ficar, no mínimo, no 6º lugar -, para não ser mais alcançado na tabela de classificação. Pérez teria que ser segundo colocado hoje para adiar o triunfo de seu parceiro.
Já em relação ao sprint, Piastri largou em primeiro e também garantiu a vitória. A corrida foi emocionante, mas o australiano conseguiu manter a regularidade até o final.
Como foi a sprint
Ultrapassagem! Piastri largou bem em primeiro, mas teve que ser extremamente atento com Russell, que saiu logo atrás, na segunda colocação. Em ótima manobra, apenas na terceira volta após a relargada, o britânico da Mercedes ultrapassou o piloto da McLaren e assumiu a liderança.
Safety car bastante acionado. Sargeant abandonou a prova, após escapar, sozinho, para fora da pista. Por causa disso, teve safety car da 3ª volta até a 7ª, impedindo ultrapassagens. Depois, o carro de segurança ainda entrou na prova outras duas vezes.
Pérez se acidentou e ajudou Verstappen a ganhar o título. O mexicano poderia impedir a conquista de Max, mas colidiu com Ocon, após desviar de Hulkenberg, e teve que deixar a prova.
Piastri voltou ao comando e deu o troco em Russell, que foi ultrapassado por Verstappen e Norris depois.
Vale lembrar que os primeiros oito colocados da sprint pontuaram. O vencedor da corrida levou 8 pontos, o segundo levou 7 e assim por diante, até o oitavo colocado, que somou um.
E a corrida oficial?
A prova do Qatar, válida pela 17ª etapa da temporada 2023, será disputada neste domingo (8), a partir das 14h (de Brasília). O grid de classificação para a corrida foi definido ontem, com Verstappen na primeira posição.
- Evento e local: corrida no circuito de Lusail
- Data e horário: 8 de outubro, às 14h (horário de Brasília)
- Transmissão: Band (TV aberta), Bandsports (TV fechada) e Bandplay (streaming)
Confira o grid de largada para a corrida:
1° - Max Verstappen (Red Bull)
2° - George Russell (Mercedes)
3° - Lewis Hamilton (Mercedes)
4° - Fernando Alonso (Aston Martin)
5° - Charles Leclerc (Ferrari)
6° - Oscar Piastri (McLaren)
7° - Pierre Gasly (Alpine)
8° - Esteban Ocon (Alpine)
9° - Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
10° - Lando Norris (McLaren)
11° - Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
12° - Carlos Sainz (Ferrari)
13° - Sergio Pérez (Red Bull)
14° - Alexander Albon (Williams)
15° - Nico Hulkenberg (Haas)
16° - Logan Sargeant (Williams)
17° - Lance Stroll (Aston Martin)
18° - Liam Lawson (AlphaTauri)
19° - Kevin Magnussen (Haas)
20° - Guanyu Zhou (Alfa Romeo)