Com rosto estampado por Santiago, Rebeca Andrade é a estrela do Pan 2023
A braba tem nome: Rebeca Andrade. A ginasta brasileira chegou aos Jogos Pan-Americanos de Santiago não somente como destaque, mas com o status de estrela do evento continental.
Rebeca tem o rosto estampado em outdoors que a organização espalhou pela cidade, nos metrôs e em áreas de competição. Ciente do furor em torno de seu nome, a brasileira que "recebeu" a coroa de Simone Biles prefere manter o foco e os pés no chão. A norte-americana, inclusive, não está em Santiago, apesar de ter sido especulada no evento.
"A Rebeca lida muito bem com isso (sobre o fato de ser estrela). Ela fez o caminho inverso: foi medalhista e campeã olímpica, depois campeã mundial. A gente também blinda ela, não vamos dar entrevista agora, para não ficar essa euforia. Primeiro iremos cumprir o nosso compromisso e aí depois a Rebeca fala", destacou Xico Porath, o técnico da atleta e da seleção brasileira.
Integrantes da organização do Pan de Santiago também são unânimes quando questionados pelo UOL: Rebeca é a maior estrela do evento. Há, até, um certo cuidado especial em relação aos momentos em que a brasileira está na arena da ginástica: "Ela é diferenciada, realmente é a atleta mais esperada", disse uma profissional que trabalha nos bastidores da competição.
Multi medalhista no Mundial da Antuérpia, Rebeca fez questão de emendar a competição com o Pan, um evento que nunca participou. Por isso, a equipe preferiu poupar a atleta das conversas com jornalistas.
Apenas alguns sortudos puderam "tirar uma casquinha" da brasileira. A ginástica foi uma das primeiras delegações a chegar na Vila Pan-Americana, e os poucos atletas que já estavam por lá procuraram Rebeca para registrar uma foto.
"Até o pessoal da organização também quis tirar fotos com a Rebeca. O rosto dela está realmente cada vez mais reconhecido, e ela lida muito bem com isso", comentou Xico.
O técnico ainda contou que, durante os treinamentos, as atletas de outros países se unem em grupo e chegam envergonhadas para fazer uma foto com Rebeca, Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Júlia Soares e Carolynne Pedro.
Não há dúvidas, portanto, que no próximo domingo (22) os olhos dos espectadores do Pan estarão voltados à arena onde estará Rebeca Andrade. Ela não vai disputar o solo, mas brigará por quatro medalhas: trave, barras assimétricas, salto e por equipes.
"Queremos dar uma segurada, porque precisa desse esforço todo. Ela é a quinta menina, não se apresenta. Só [se apresenta] se acontecer alguma coisa. O solo dela é muito melhor, mas treinar solo, para ela, e os quatro aparelhos, é muito desgastante. Então, preferimos que ela faça dois saltos de disputa, e tente pegar a final no salto, na paralela, na trave", explicou o treinador.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.