Topo

F1: Verstappen passeia e vence sprint no GP dos EUA; Hamilton é 2º

Verstappen, da Red Bull, é seguido por Hamilton, da Mercedes, na sprint race do GP dos EUA Imagem: REUTERS/Brian Snyder

Colaboração para o UOL, em Aracaju

21/10/2023 19h36

O tricampeão mundial Max Verstappen passeou no Circuito das Américas e venceu a corrida sprint do GP dos EUA de Fórmula 1, neste sábado (21), em Austin, no Texas.

Lewis Hamilton ganhou posição na largada e terminou em segundo, diminuindo a distância para Sergio Pérez na classificação geral. Charles Leclerc, que largou em segundo, cruzou a linha de chegada em terceiro. O monegasco é pole position na corrida de amanhã.

Relacionadas

É a sexta vitória de Verstappen, de 11 no total, nas "sprint races" da F1. Com ela, o holandês voador garantiu mais 8 pontos na classificação. Hamilton somou mais 7, e Leclerc, seis.

Pódio da corrida sprint dos EUA

- Max Verstappen, da Red Bull Racing.
- Lewis Hanilton, da Mercedes.
- Charles Leclerc, da Ferrari.

Como foi a corrida

Na largada, Leclerc partiu para cima de Verstappen, mas acabou perdendo a segunda posição para Hamilton. O monegasco foi imprensado pelo holandês, quase saiu da pista e viu o inglês ultrapassá-lo.

Se uma Ferrari perdeu posição, a outra largou bem. Sainz arrancou muito bem e saltou duas posições na primeira volta. Na 10ª, porém, perdeu a 4ª posição para Lando Norris, na briga mais quente da corrida. Quatro voltas depois, foi a vez de Pérez ultrapassá-lo.

Verstappen e Hamilton fizeram uma corrida à parte na ponta. O holandês abriu mais de um segundo na terceira volta, mas o inglês aproveitou as zonas de DRS para abrir a asa traseira e se aproximar. No rádio, Verstappen reclamava que seu carro não havia começado bem, enquanto Hamilton pisava fundo.

Na sétima volta, Hamilton cometeu um pequeno erro e a diferença para Verstappen voltou a aumentar, passando dos dois segundos. Duas voltas depois, na metade da prova, a diferença passou dos três segundos.

Daí em diante, foi um passeio do holandês, que botou mais de nove segundos de vantagem em apenas 19 voltas. Vale lembrar que a corrida sprint tem 100 km, cerca de 1/3 da distância do Grande Prêmio.

Quarto colocado geral, o experiente Alonso não fez grande corrida. Largou em 12º, perdeu posições e viu a distância para Hamilton aumentar na classificação.

GP dos EUA: Grid de largada e onde assistir

O Grande Prêmio de Austin, no Circuito das Américas, no Texas, nos EUA, começa às 16h (de Brasília) deste domingo (22).

A corrida será transmitida ao vivo e com imagens na Band, no BandPlay e no site da Band. Rádio Bandeirantes e BandNewsFM também transmitem o GP dos EUA.

Leclerc larga na pole position; Lando Norris e Lewis Hamilton completam o top 3. Carlos Sainz e George Russell vêm logo atrás. Max Verstappen cometeu uma infração no treino classificatório e sai da 6ª posição.

Ficha técnica: Circuito das Américas

Distância: 5.513m.

Recorde em corrida: 1min36s169 (Charles Leclerc, Ferrari, 2019).

Número de voltas: 56.

DRS: 2 zonas
Detecção antes da curva 11/ Ativação na reta oposta.
Detecção antes da curva 19/ Ativação na reta principal.

Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

F1: Verstappen passeia e vence sprint no GP dos EUA; Hamilton é 2º - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Esporte