Dia 1 do Pan 2023: Brasil brilha na natação e skate, e vê choro com 'quase'
O skate e a natação do Brasil brilharam no primeiro dia de finais nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. As modalidades, juntas, garantiram quatro ouros ao país, que terminou o dia na terceira colocação no quadro de medalhas.
O Time Brasil conquistou ainda mais três de prata e seis de bronze, totalizando 13 medalhas. Os Estados Unidos, com nove ouros, e o México, com seis, ocupam a primeira e segunda posição no ranking.
De braçada
A natação foi a modalidade que, até aqui, mais teve medalhas brasileiras, com seis conquistas — dois ouros, duas pratas e dois bronzes.
Guilherme Costa alcançou o lugar mais alto do pódio no 400m livre. O Brasil também foi campeão no revezamento 4 x 100m masculino, mantendo uma tradição que vem desde Winnipeg-99.
"A nossa tradição é muito grande nesta prova. Tive o prazer de fazer parte dos dois últimos revezamentos e sei a importância que ele tem. Foi uma prova muito boa, de um time bastante unido, que se esforçou muito para conquistar esse título", disse Marcelo Chierighini ao site da CBDA.
Mafê Costa ficou com a prata nos 400m livre, prova em que Gabrielle Roncatto foi a terceira. Léo de Deus foi o segundo nos 200m borboleta, enquanto a equipe feminina ficou com o bronze no 4x100m livre.
País radical
O Time Brasil também se destacou no skate street. Foram dois ouros, com Rayssa Leal e Lucas Rabelo, e uma para com Pâmela Rosa.
"Foi muito especial essa medalha. Mais uma vez representando muito bem o skate feminino e o Brasil. Estava a galera toda, parecia que eu estava competindo no Brasil. Vai ficar na história, porque é o primeiro campeonato pan-americano de skate. Pra mim, é surreal. Consegui acertar minha manobra, então estou muito feliz" disse Rayssa, a Fadinha.
Desabafo e choro
Ingrid Oliveira ficou em quarto lugar nos saltos ornamentais e desabafou após a competição. Em entrevista à CazéTV, lembrou as dificuldades que enfrentou em 2023 e chorou.
"O ano foi bem difícil. Quem acompanha de perto sabe. Recuperava de uma lesão e vinha outra, e aí tinha a questão da depressão, que venho tratando desde o ano passado. Eram várias pedrinhas no caminho que eu tentava driblar, mas sempre com foco maior. O objetivo do ano eu consegui cumprir, mas sabia que poderia obter uma medalha aqui no individual. Eu fico triste porque é a segunda vez em quarto lugar. Parece que a medalha nunca vai sair, mas eu sei que tudo tem um propósito", disse.
Outras medalhas
O Brasil ganhou ainda quatro bronzes. Foram dois no mountain bike, com José Gabriel e Raiza Goulão, um no taekwondo, com Paulo Ricardo Melo, e outro com a equipe masculina de ginástica artística.
Bons resultados
O Time Brasil teve bons resultados no vôlei. O time feminino venceu Cuba por 3 a 0 na quadra, enquanto as duplas Duda/Ana Patrícia e André/George venceram os oponentes de El Salvador por 2 sets a 0, na praia.
No badminton, Jhonathan Matias, Ygor Coelho, Sâmia Lima e Juliana Viana também tiveram resultados positivos.
EUA lidera e México está em segundo
Os Estados Unidos, como esperado, começaram forte os Jogos Pan-Americanos de Santiago e lideram o quadro de medalhas, como nove ouros. Tem ainda mais cinco pratas e seis bronzes, totalizando 20.
O México está na segunda colocação graças às conquistas no taekwondo e saltos ornamentais. As duas modalidades, somadas, deram cinco ouros — o outro foi no tiro esportivo pistola de ar 10 metros. Ao todo, o país tem 12 medalhas, com mais três de prata e três de bronze.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.