Guilherme Costa conquista primeiro ouro da natação brasileira no Pan 2023

Guilherme Costa conquistou o primeiro ouro da natação brasileira em Santiago. O atleta venceu os 400m livre masculino e bateu recorde pan-americano, com 3min46s79.

Foi a terceira medalha que o Time Brasil conseguiu na piscina. Mais cedo, Mafe Costa e Gabrielle Roncatto ficaram com prata e bronze, respectivamente, nos 400m livre.

O venezuelano Alfonso Mestre, com 3min47s62 e James Plage, dos Estados Unidos, com 3min50s74, completaram o pódio que teve Cachorrão, como é conhecido, no topo.

Guilherme vai disputar ainda mais três competições nos Jogos Pan-Americanos.

"Achei uma prova boa para começar o ciclo para a Olimpíada. Tivemos uma pausa ali depois do Mundial, então, essa é a primeira competição da temporada pra mim. Nadar 3.46 já nessa fase é muito bom, na temporada passada eu comecei nadando 3.48. Acho que isso mostra que eu estou melhor, e agora é seguir direto até a Olimpíada", disse.

Léo de Deus fica com a prata

O brasileiro Léo de Deus ficou com a prata nos 200m borboleta. Ele fez em 1min57s25, e ficou atrás de Mason Laur, dos Estados Unidos, com 1min56s44. O também norte-americano Jack Dahlgren completou o pódio, com 1min57s53. Luiz Altamair Lopes completou a prova em 2min01s27 e ficou na oitava posição.

Léo de Deus conquistou a quarta medalha em competição individual em Pan, e se igualou a Gustavo Pereira e Gustavo Borges, mas admitiu que o resultado não foi o esperado.

"Jogos Pan-Americanos, desde que comecei a carreira na natação, sempre foi uma competição muito marcante. Desde Guadalajara, quando fui campeão, em Toronto, quando quebrei o recorde, e em Lima, quando fui campeão também. Aqui, o tempo não foi o que eu esperava, poderia ter feito alguma coisa melhor na preparação, mas é aquilo... São quatro Jogos Pan-Americanos, uma medalha de prata. Não é fácil, ainda mais agora, com a minha rotina. Sou pai, então, treinar, cuidar da família, é difícil. Mas fizemos o melhor pelo Brasil. Sei que fica um gostinho amargo, todo mundo estava esperando o tetra. Deixei o meu melhor e a prata não é só minha, é do Brasil inteiro", disse, ao Canal Olímpico do Brasil.

Continua após a publicidade

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.