Pan 2023: medalhas inéditas e Time Brasil forte no Chile

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023 começaram oficialmente ontem. A competição é realizada a cada quatro anos e reúne atletas da América do Norte, Central e o Sul.

Confira alguns fatos sobre o torneio:

1- Medalhas feitas de cobre

Pela primeira vez todas as medalhas contam com o cobre como matéria prima, isto porque o Chile é referência na exploração desse minério, sendo o maior produtor do mundo de cobre. Além disso, elas foram 100% produzidas por artesãos chilenos.

Medalha Pan 2023
Medalha Pan 2023 Imagem: Divulgação/Pan-Americano 2023

2- Fiu, o pássaro amigo

O mascote do Pan é inspirado na ave Tachuris rubrigastra, nativa da região centro-oeste da América do Sul e comum nas áreas com pântanos do Chile. O pássaro tem sete cores e além de representarem a diversidade das pessoas, significam força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão.

3- Time Brasil marcando presença

O Brasil tem a segunda maior delegação de sua história. São 633 atletas que disputaram 60 modalidades. O recorde do Time Brasil fica para a edição de 2007, que aconteceu no Brasil.

Pan-Americano 2023: Equipe feminina de ginástica artística do Brasil no Centro de Esportes Coletivos
Pan-Americano 2023: Equipe feminina de ginástica artística do Brasil no Centro de Esportes Coletivos Imagem: Marina Ziehe/COB
Continua após a publicidade

4- Sem transmissão

É a primeira vez desde 1995 que os Jogos Pan-Americanos não têm transmissão em TV aberta ou fechada. A edição de Santiago está sendo transmitida pela Cazé TV e pelo Comitê Olímpico do Brasil, ambas pelo YouTube.

5 - Diferença de idades

Rayssa Leal é a atleta mais nova do Brasil, com 15 anos. Hussein Daruich (tiro esportivo), Maria Eduarda Alexandre (ginástica rítmica) e Raicca Ventura (skate park) se juntam a ela no time das adolescentes, com 16 anos.

Rayssa Leal com camisa do Brasil antes de etapa da WST
Rayssa Leal com camisa do Brasil antes de etapa da WST Imagem: Divulgação/Rayssa Leal

Já, Renato Portela, do tiro esportivo, é o mais experiente do Time Brasil, com 60 anos. Seus companheiros de equipe Vladimir da Silveira (54) e Emerson Duarte (52) fecham o time dos mais velhos.

Continua após a publicidade

6 - Modalidades não-olímpicas

O Pan de Santiago contará com 11 modalidades não-olímpicas: beisebol, boliche, caratê, esqui aquático e wakeboard, patinação artística em rodas, patinação de velocidade inline, pelota basca, raquetebol, softbol e squash.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.