Regulamento tira da final dos 200m livre brasileiro medalhista olímpico

Fernando Scheffer, campeão pan-americano em 2019 e bronze em Tóquio-2020 nos 200m livres, não conseguiu uma vaga na final do Pan 2023.

O que aconteceu

Scheffer nadou os 200m em 1:48.03. O tempo foi o melhor de sua bateria e o terceiro entre todos os atletas da categoria.

Apesar de ficar mais de 2 segundos à frente do nono colocado, Scheffer não será um dos oito finalistas. Isto porque o regulamento dos Jogos Pan-Americanos limita a classificação de apenas dois nadadores do mesmo país à final A na natação.

Scheffer ficou atrás de Breno Martins e de Murilo Sartori. Eles fizeram os melhores tempos da eliminatória, com 1:47.59 e 1:47.63, respectivamente.

O medalhista olímpico já sabia que precisava superar os compatriotas. Scheffer nadou na última bateria, portanto com a vantagem de conhecer o tempo necessário para avançar à final. Ele poderá disputar a final B, que vale a nona posição no Pan.

Fora da final A, Scheffer também perde a chance de tentar fazer o índice olímpico. O Pan vale como tomada de tempo, ainda que não como classificatória final (entenda aqui), mas a CBDA só aceita os resultados da final A. A "B" não vale, assim como as eliminatórias.

Fernando Scheffer foi o porta-bandeira da delegação na abertura do Pan 2023. Ele ficou à frente do Time Brasil ao lado da tenista Luisa Stefani.

Siga o UOL Esporte no

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

Continua após a publicidade

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes