Maggie Mac Neil: quem é a 'chinesa-canadense' que está brilhando no Pan
A canadense Hannah Margareth Mac Neil tem medalhas sem fim. Em Tóquio-20 foram três: ouro nos 100m borboleta, prata no revezamento 4x100m livre e bronze nos 4x100m medley. No Mundial de piscina curta de Melbourne-22, mais seis: ouro nos 50m borboleta, costas e 100m borboleta, além de três bronzes em revezamentos. Em uma delas, deixou para trás, por 0,05 segundos, a chinesa Zhang Yufei.
Mas um detalhe chama a atenção: todos os pódios conquistados por Mac Neil poderiam fazer parte da "colheita chinesa".
Ela nasceu em Jiangiang, na China, em 23 de fevereiro de 2000, e foi adotada ainda bebê. Foi vítima, pode-se dizer assim, da política do filho único implantada pelo governo chinês, que incentiva os casais a terem apenas um filho — quando ela venceu em Tóquio, chegou-se a falar que teria sido abandonada pelos pais.
Não foi bem assim. Maggie e Clara, sua irmã mais nova, foram colocadas para adoção por seus pais na busca de fuga de sanções previstas para quem não segue a tal política, como custos adicionais em questões de saúde, educação e aumento de impostos.
Da China para o Canadá
O casal canadense Edward e Susan, ambos médicos, adotou as crianças. Maggie, rapidamente, se destacou nas piscinas e foi estudar e nadar em Michigan. Ali, seu crescimento foi exponencial.
A primeira grande vitória foi em 2019, quando bateu Sarah Sjoestroem na final dos 100m borboleta, no Mundial de Gwangju em 2019.
Quando venceu Zhang Yufei nas Olimpíadas, a repercussão foi muito grande na Weibo, rede social chinesa. Um post dizia que o Canadá "tropeçou em uma joia preciosa" e pedia que Mac Neil fosse ajudada a encontrar seus pais biológicos. Um dos comentários foi contrário ao post. "Foram os canadenses que a transformaram em uma joia preciosa".
Em uma entrevista, Mac Neil deixou claro os limites. "Eu nasci na China e fui adotada bem jovem. Então é apenas aí que minha ascendência chinesa vai. Apenas uma pequena parte da minha jornada até onde estou hoje e é irrelevante quando se trata de natação e até onde minha natação chegou".
Em Santiago, haverá muitas medalhas para Mac Neil. A primeira já veio no revezamento 4x100m livre. E todas serão canadenses, sem dúvida alguma.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário