Topo

A guardiã por trás da fada: Rayssa faturou o ouro com a mãe como suporte

Rayssa Leal agradece à mãe após ouro no Pan 2023 Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em Santiago (CHI)

23/10/2023 04h00

Há quem pense que fadas são tão poderosas que não precisam de ninguém por trás. Não é bem assim. Rayssa Leal, a Fadinha do skate, tem uma guardiã muito especial: a mãe Lilian Mendes, que também é conselheira, técnica e manja de skate tanto quanto a filha.

A caminhada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi um tanto quanto diferente para a dupla inseparável. Pela primeira vez, Rayssa e Lilian não dormiram juntas no mesmo quarto durante o período de competições e também não conseguiram se ver. A atleta brasileira ficou dentro da Vila Pan-Americana com a amiga skatista Pâmela Rosa.

Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Lilian Mendes recebeu uma credencial especial e pôde ficar com a filha na Vila Olímpica e teve acesso irrestrito. Na época, Rayssa tinha 13 anos e foi a atleta mais jovem da história a participar dos Jogos Olímpicos e, por isso, o Time Brasil abriu exceção.

Lilian Mendes e a filha Rayssa Leal Imagem: Reprodução/Instagram

O último sábado foi o dia em que as duas conseguiram matar as saudades. Antes mesmo de começar a competição, Rayssa atravessava a pista da arena de skate durante o aquecimento para ouvir os conselhos da mãe na arquibancada. Concentrada, Lilian só tinha olhos para a pequena — que já está crescendo. A Fadinha brasileira está com 15 anos e explicou ao UOL que era importante ter a ajuda da mãe naquele momento.

"Ela não pôde ficar na Vila comigo, então já estava praticamente uns seis dias sem vê-la. Como já tínhamos montado a estratégia, ela falou para eu ir com confiança e aí a gente só estava matando a saudade mesmo. Ela me passa uma segurança que outras pessoas não conseguem por ela ser minha mãe e minha coach. Enfim, com ela, eu me sinto bem mais forte, me ajuda bastante", disse Rayssa logo após ganhar a medalha de ouro no skate street.

Finalmente, após a competição, as duas puderam celebrar juntas com toda a equipe. No fim do dia, Lilian acompanhou Rayssa na Casa Brasil, em Santiago, para ver a filha adicionando seu ouro no contador de medalhas que o COB montou no espaço especial.

Não há dúvidas de que Rayssa é um dos principais destaques do Time Brasil e, consequentemente, uma das atletas mais requisitadas, o que faz Lilian também ser uma personagem importante. Apesar disso, a guardiã da Fadinha prefere se manter longe dos holofotes.

O foco de Lilian é na filha, e nada mais justo: ela é mãe, treinadora, conselheira, amiga, é tudo. Para Rayssa, a guardiã Lilian sempre estará lá, atenta nas melhores manobras que possam fazer a Fadinha brasileira voar em todas as competições.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A guardiã por trás da fada: Rayssa faturou o ouro com a mãe como suporte - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pan 2023