Pan 2023: Brandonn leva bronze nos 400m medley e iguala Thiago Pereira
O Brasileiro Brandonn Almeida conquistou o bronze nos 400m medley e igualou a marca de Thiago Pereira, com medalhas em três edições de Jogos Pan-Americanos. Um pouco mais cedo, Gabrielle Roncatto também levou bronze nos 400m medley.
Medalha no masculino
Brandonn conquistou medalha na terceira edição de Jogos Pan-Americanos consecutivo. Em Toronto-205, ele levou ouro no 400m medley e bronze nos 1500m livre, enquanto em Lima-2019 ficou em terceiro no 400 m medley.
"É incrível. Apesar de não ter sido o meu melhor tempo, como o João Gomes disse, estou reaprendendo a nadar o 400m medley. Faz bastante tempo que não me sinto confiante para essa prova e, graças a ajuda de um batalhão de pessoas por trás de mim, estou podendo voltar, voltar a nadar sorrindo, feliz, e esta refletindo nos resultados", celebrou.
Em Santiago, Jay Litherland, dos Estados Unidos, ficou em primeiro, enquanto Collyn Gagne, do Canadá, na segunda posição.
Bronze no feminino
A brasileira Gabrielle Roncatto levou a medalha no bronze nos 400m medley, e conquistou o primeiro pódio do Brasil no dia na natação nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Julie Brousseau, do Canadá, ficou com o ouro, enquanto Lucerne Bell, dos Estados Unidos, ficou na terceira colocação.
A brasileira Nathalia Siqueira chegou a liderar a prova dos 400m medley, mas acabou superada e terminou na quinta posição. Gabi, por sua vez, cresceu da metade para o fim.
Guilherme Caribé e Victor Alcara disputaram os 50m livre, e ficaram na quinta e sétima colocação, respectivamente. Caribé, que conquistou três ouros nesta edição do Pan, se mostrou feliz com o desempenho que teve em Santiago.
Ele lembrou o episódio em que acabou desclassificado no Mundial, em julho, após a arbitragem apontar movimento irregular no da prova dos 100 metros borboleta.
"Foi bem legal. Voltar a competir em alto nível depois de tudo que aconteceu no Mundial e dar um resultado legal, fico bem feliz", disse.
Empate no ouro
O dia na natação teve um fato curioso: um empate no lugar mais alto do pódio. No 50m livre feminino, Maggie Macneil, do Canadá, e Gabi Albiero, dos Estados Unidos, ficaram juntas com 24s84. Os dois hinos foram tocados. Catie De Loof, dos EUA, completou o pódio com o bronze.
Gabi é filha do brasileiro Arthur Albiero, técnico da seleção norte-americana, e foi criada nos Estados Unidos. O irmão dela, Nick — que mora no Brasil e atua pelo Minas — já decidiu que vai competir pelo Brasil. Ao UOL, Bia disse que ainda não pretende defender o país.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.