Mulheres empurram boxe brasileiro para melhor campanha na história do Pan
Colunista do UOL, em Santiago
27/10/2023 17h17
O Brasil confirmou hoje (27), em Santiago, sua melhor campanha na história do boxe nos Jogos Pan-Americanos, com quatro medalhas de ouro.
Barbaria Maria dos Santos venceu com autoridade a norte-americana Morelle Mccane na categoria 66 kg, e garantiu o lugar mais alto do pódio para o Time Brasil.
As quatro conquistas brasileiras na modalidade foram de mulheres.
Bia Ferreira, Carol Naka e Jucielen Romeu também foram campeãs nesta sexta-feira.
Durante a tarde em Santiago, Jucielen Romeu e Carol Naka ganharam o ouro e se juntaram a Bia Ferreira como campeãs pan-americanas.
São quatro vitórias, por enquanto, duas derrotas e duas lutas em que os brasileiros foram poupados, ficando com a prata. Ainda há uma final a ser disputada para o boxe brasileiro.
A melhor campanha do boxe brasileiro havia sido em 1963, com três ouros, cinco pratas e um bronze em São Paulo. Na época, o boxe era um esporte exclusivamente masculino.
Carol Naka vence norte-americana com tranquilidade
A pugilista Caroline de Almeida faturou o segundo ouro do boxe brasileiro no Pan 2023 ao vencer a norte-americana Jennifer Lozano, na tarde de hoje (27), pela categoria até 50 kg.
Carol foi melhor no primeiro round, acertou ótimos golpes na norte-americana e venceu por 4 a 1.
Mais alta, a brasileira manteve a superioridade no segundo assalto, administrou a vantagem contra Lozano, que teve de se expor, e não permitiu que a adversária a acertasse: 5 a 0.
No terceiro round, Carol manteve a estratégia, fez novamente 5 a 0 e confirmou a vitória e o segundo ouro brasileiro no boxe em Santiago.
Eu fiz quatro combates, mas consegui me sair com bons resultados. O público me acolheu muito e incentivou a gente a dar nosso melhor no ringue e eu só tenho a agradecer. Foco era classificar a Paris e agora na Olimpíada é trazer uma medalha de ouro para o Brasil. Carol Naka.
Jucielen arrasa colombiana e ganha 3º ouro do Brasil
Jucielen Romeu arrasou a colombiana Valeria Arboleda Mendoza, vencendo o primeiro round por 5 a 0, o segundo por 4 a 1 e o terceiro por 5 a 0. Com a vitória, o boxe do Brasil alcançou o terceiro ouro no Pan de Santiago.
Esse ano foi um ano bem difícil. Meu pai não tá 100% de saúde, mas ele tá assistindo, muito feliz, e ano que vem vai ter Olimpíada e tenho certeza que ele vai estar 100%. Tô levando esse ouro pra ele pra gente comemorar. Jucielen Romeu.
Bia Ferreira, o primeiro ouro do boxe brasileiro no Pan
Mais cedo, a atual campeã pan-americana Bia Ferreira faturou o primeiro ouro do boxe brasileiro no Pan, após vencer a colombiana Angie Valdés.
Tatiana de Jesus e Keno Marley ficaram com a prata. Ele, com uma derrota para o bicampeão olímpico Julio Cesar La Cruz, de Cuba, em polêmica decisão dividida dos árbitros.
Wanderley perde para cubano e fica com a prata
Na categoria até 80 kg, Wanderley Pereira fez uma luta disputada com Arlen López Cardona, mas o cubano foi superior nos dois primeiros rounds. No último assalto, o brasileiro evoluiu e golpeou mais, mas Cardona segurou a vantagem e assegurou bem a medalha de ouro.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.