Dia 8 do Pan 2023: Judô e tênis alavancam o Brasil no quadro de medalhas

O dia do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi de domínio no judô e medalhas nas duplas do tênis. Handebol e basquete femininos lutam pelo topo do pódio amanhã.

Tatame verde e amarelo

O Brasil teve um saldo para lá de positivo no primeiro dia de disputa do judô no Pan. Foram seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de bronze.

Rafaela Silva foi a campeã na categoria até 57Kg e se tornou a primeira judoca brasileira a ganhar o Pan, as Olimpíadas e o Mundial.

Alexia Nascimento, no feminino 48Kg, Michel Augusto, no masculino 60Kg, e Larissa Pimenta, no feminino 52Kg, foram os outros campeões.

A delegação verde e amarela ainda ganhou bronzes com Amanda Lima, no feminino 48Kg, e Willian Lima, no masculino 66Kg.

Medalhas nas quadras

O Time Brasil teve bons resultados também no saibro das quadras de tênis. Laura Pigossi e Luisa Stefani faturaram a medalha de ouro por duplas femininas, enquanto Gustavo Heide e Marcelo Demoliner foram os campeões por duplas masculinas.

Imagem
Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Nas mistas, medalha de prata para Luisa Stefani e Marcelo Demoliner após final contra os colombianos Yuliana Lizarazo e Nicolas Barrientos.

Continua após a publicidade

No individual, Laura Pigossi conquistou não apenas a vaga na final como carimbou o passaporte para Paris-2024, após vencer a argentina Júlia River em jogo de três horas de duração. A disputa pelo ouro será contra a argentina Lourdes Carle.

Por outro lado, na semifinal do simples masculino, Gustavo Heide foi eliminado pelo argentino Facundo Diaz por 2 sets a 1 e está fora da final.

Vaga em jogo paralisado

No handebol feminino, o Brasil goleou o Chile por 30 a 10 e está a um passo da vaga olímpica em Paris. A final acontece amanhã, às 19h30, contra a Argentina.

O duelo da semi foi paralisado com 13:48 do segundo tempo por goteiras na quadra. Funcionários da organização do Pan ainda buscaram formas de secar a quadra, mas não houve solução e a arbitragem decidiu terminar a partida.

Busca pelo bi

A equipe feminina de basquete venceu a Argentina por 77 a 57 e garantiu a vaga na final. O time verde e amarelo buscará o bicampeonato consecutivo diante da Colômbia, às 20h30.

Em Lima-2019, o Brasil venceu os EUA por 79 a 73 na final e faturou o ouro. Daquele time, Érika de Souza e Débora Fernandes continuam com a seleção em Santiago.

Continua após a publicidade

Valeu a campanha

O ouro não veio, mas a seleção brasileira de beisebol conquistou um importante resultado nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Após grande campanha na fase de grupos — quando bateu Venezuela, Colômbia e Cuba —, acabou perdendo a final para a Colômbia, por 9 a 1, e ficou com a prata.

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.