Brasil faz a festa nas duplas do tênis no Pan 2023 e chega a dois ouros
A dupla formada por Laura Pigossi e Luisa Stefani faturou a medalha de ouro por duplas femininas no tênis, na noite de hoje (28), após bater as colombianas Fernanda Herazo e Maria Paulina Perez em Santiago.
Duelo parelho, larga vantagem no placar: a partida foi vencida por 2 sets a 0 (7-5 e 6-3).
O título consolida o ótimo trabalho da dupla brasileira, que já havia conquistado o bronze na Olimpíada de Tóquio.
20 anos depois: a vitória de hoje representou a terceira medalha de ouro brasileira nas duplas femininas em Jogos Pan-Americanos. O Brasil chegou ao lugar mais alto do pódio em 1999 (Joana Cortez e Vanessa Menga) e 2003 (Bruna Colósio e Joana Cortez).
Como foi o jogo
O primeiro set começou parelho, com as duplas buscando o empate a cada game. As brasileiras quebram o serviço das adversárias, abriram vantagem de 4 a 2 e a administraram para fechar o set em 7 a 5.
Três quebras de serviço seguidas: o segundo set foi marcado pelo equilíbrio no começo, mas Laura e Luisa novamente tomaram à frente do placar e superaram as adversárias: 6 a 3.
Luisa e Laura enfrentam maratona de jogos
A vitória de Luisa Stefani e Laura Pigossi tem um sabor especial de esforço da dupla.
Isso porque Laura já havia entrado em quadra mais cedo, quando encarou mais de três horas de jogo contra a argentina Júlia Rivera para vencer e assegurar sua vaga na final do simples feminino.
Já Luisa voltou a atuar depois, ao disputar a final das duplas mistas contra os colombianos Nicolas Barrientos e Yuliana Lizarazo.
Dupla masculina ganha ouro
Os brasileiros Gustavo Heide e Marcelo Demoliner enfrentaram Tomás Barrios e Alejandro Tabilo na noite de hoje (28) e se impuseram diante da dupla adversária e de milhares de chilenos nas arquibancadas para conquistar a medalha de ouro. A vitória foi assegurada com 2 sets a 1 (6-1, 2-6 e 10 a 7 no tiebreak).
No primeiro set, os chilenos saíram na frente no primeiro game, mas os brasileiros se recuperaram bem, viraram e venceram com tranquilidade: 6 a 1.
No segundo, a vantagem foi toda dos chilenos, que foram superiores, ganharam por 6 a 2 e empataram a partida.
O tiebreak simbolizou a partida parelha entre brasileiros e chilenos, com as duplas brigando ponto a ponto, e foi vencido por Demoliner e Heide por 10 a 7, fechando 2 sets a 1.
Foi maravilhoso, adoro jogar com torcida contra. É uma motivação a mais. Tivemos um mental muito forte para lidar com essas situações e merecemos esse ouro. Marcelo Demoliner.
Prata nas duplas mistas
Na final por duplas mistas, o Brasil ficou com a medalha de prata diante da Colômbia.
Luisa Stefani e Marcelo Demoliner perderam por 2 sets a 0 (6-3 e 6-4) em um duelo parelho com os colombianos Nicolas Barrientos e Yuliana Lizarazo.
A participação brasileira no tênis neste sábado se encerra, portanto, com dois ouros e uma prata.
Amanhã (28), Gustavo Heide e Thiago Monteiro duelam para definir quem dará o bronze para o Brasil no individual masculino. No feminino, Laura Pigossi disputa o ouro com a argentina Lourdes Carle.
PROGRAMA DESTINO: PARIS
Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.
CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP
Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.